OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

BALANÇO DA RECEITA FEDERAL APONTA QUE 2 MILHÕES DE CONTRIBUINTES AINDA NÃO ENTREGARAM DECLARAÇÃO DO IRPF 2012

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Balanço da Receita Federal aponta que até as 11h de hoje (30), último dia do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, 2,037 milhões de contribuintes (8% do total estimado) ainda não haviam acertado as contas com o Fisco. Até o momento, 22,963 milhões de declarações foram entregues. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o maior volume de entregas deve ser registrado à tarde, das 14 às 18h.
“Com base nos outros anos, esse horário tem uma grande demanda. Acho, no entanto, que durante todo o dia teremos um volume muito grande de entregas. Mas a Receita está preparada para receber todas as declarações que faltam até o prazo”, disse.
O contribuinte que perder o prazo só poderá enviar a declaração a partir das 8h do dia 2 de maio quando receberá a notificação da multa pelo atraso. O contribuinte tem até as 23h59min59s (horário de Brasília) para fazer a entrega pela internet. Se optar por entregar a declaração em disquete de computador deve ir a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil dentro do horário de atendimento bancário. A multa mínima por atraso na entrega da declaração é R$ 165,74.
Após o prazo, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível (pen drive, disquete, disco rígido externo etc) nas unidades de atendimento da Receita Federal
O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço.
Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No sitelista de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais frequentes. ainda é possível encontrar uma
 
 
Edição: Lílian Beraldo
FAÇA JÁ SEU EMPRÉSTIMO!  
CORRETOR BANCO BMG - JOÃO ALVES.
EMPRÉSTIMO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS E SERVIDORES PÚBLICOS.
·         CRÉDITO COM DESCONTO EM FOLHA OU BENEFÍCIO.
·         PRAZOS LONGOS E PARCELAS PEQUENAS.
·         SEM CONSULTA AO SPC/SERASA.
·         NÃO PRECISA TER CONTA EM BANCO.
 
Endereço: Rua francisco Raimundo - Nº 42, Centro - São Francisco do Oeste/RN
CONTATOS: (084) 9608-6148/8159-2511/9642-3955
ÁGUA-NOVENSE MORRE APÓS CHOQUE LATERAL NA RN 079, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ÁGUA NOVA/RN


O acidente aconteceu na tarde deste domingo (29) por volta das 17h20min na RN 079, que liga as cidades de Rafael Fernandes à Água Nova/RN, no Sítio São Luís, zona rural de Água Nova/RN em frente ao Bar de Julimar, localizado a margem da rodovia.

Segundo informações o água-novense Ademar Pereira Filho, 44 anos, conhecido como Ademarzinho, que residia em Rafael  Fernandes/RN,  seguia em sua motocicleta Honda CG 125cc, cor azul, placa MXN 9280/RN, sentido Água Nova/RN-Rafael Fernandes/RN,  no momento em que o veiculo gol, cor vermelha, placa MNJ  2810/PB conduzido por Francisco André A. da Costa, saia do referido bar e adentrava na pista de rolamento, Ademarzinho colidiu na lateral do veículo gol e perdeu o controle de direção vindo cair, o condutor da moto não resistiu aos ferimentos e veio a óbito quando era socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN.

O corpo foi encaminhado ao ITEP/RN em Mossoró/RN para exames de necropsia, de onde será liberado para sepultamento. 
 
Fonte: NPRN
EM JOGO COM TRÊS EXPULSÕES, AMÉRICA É  DERROTADO EM CASA PELO ALIANÇA





Mesmo jogando no Estádio “O Rivaldão”  em São Francisco do Oeste/RN, o América não conseguiu evitar a derrota e complicar  sua classificação para próxima fase da  X Copa Primo Fernandes 2012, ao perder para o Aliança por 2 x1. 


O jogo já prometia ser tenso  o América jogando em seus domínios  é grande a pressão de atletas e  torcedores , mas roubando a cena,  foi os poucos torcedores do Aliança que ficavam junto ao banco de reservas e a todo tempo pressionando o trio de arbitragem, o estádio ainda não dispõe de alambrado, ficando impossível conter os torcedores ao lado do campo de jogo e o que se viu dentro de campo foi um jogo com muitas faltas, o Árbitro distribui 08 cartões amarelos e três vermelhos, logo aos seis minutos em cobrança de escanteio toda defesa e o goleiro do time da casa falha e de cabeça Dudé (19) faz 1 x 0 para os visitantes  e jogo segue  e aos 25 minutos o Jogador Keka (7) faz falta dura e recebe o segundo amarelo e vai assistir o jogo na lateral do campo, o jogo segue com faltas duras e o Árbitro aplica mais cartões amarelos e aos 36 minutos ainda do primeiro tempo,   também em cobrança de escanteio o zagueiro Matheus (22), cabeceia forte e o bom goleiro Elianto ainda tenta evitar mais a bola entra e fica em 1 x 1.

No segundo tempo, mesmo com  a vantagem numérica  o América chegava o gol adversário com jogadas sem perigo, já o Aliança com um jogador a menos faz o segundo gol em cruzamento da esquerda  e nova falha do goleiro americano que estava inseguro durante todo jogo,  Dudé (19) de cabeça  faz 2x1, o time do Oeste que jogava desfalcado de dois atletas desorganizado e sem  comando os jogadores perderam a cabeça e o jogo segue com muitas faltas e aos 33 minutos o jogador Nivande (5) pega a bola no meio de campo e sofre uma falta dura e  em seguida parte pra cima do jogador Jailton (18) e dar-lhe um pontapé,  sendo expulso e em seguida pega a bola e atira contra o Árbitro, já o jogador Jailton é punido com o cartão amarelo pela falta, o jogo segue tenso, e após falta desleal o jogador Manoel Edinaldo (3) é expulso,  sem jogadas de perigo até que aos 40 minutos em um  cruzamento da esquerda o atacante  Thales do América  mete a mão na bola tentando empurrar para a rede adversária e todos jogadores do time da casa , dirigentes e a torcida pedem penalty.

O inusitado é que mesmo após ter sido expulso minutos depois na expulsão de Manoel Ednaldo,  o jogador Nivande entra em campo para pedir calma aos seus companheiros.

As equipes mandantes de seus jogos ainda vivem em tempos obsoletos que acham que tem que ganhar o jogo de qualquer jeito por ser em seus domínios.
Fonte: NPRN

DUPLA ROUBA FRENTISTA DE POSTO DE COMBUSTÍVEL NA CIDADE DE ENCANTO/RN 

 


Dois malévolos armados assaltaram na noite deste domingo (29), por volta das 21h30min, um posto de combustível localizado no município do Encanto/RN.
 De acordo com informações, os assaltantes chegaram  em uma moto renderam o frentista, anunciaram o assalto e levaram a quantia de R$ 300 reais que estava com o frentista, o aparelho celular  e em seguida fugiram com destino ignorado.
A Polícia Militar foi acionada e realizou  diligências para tentar prender a dupla, mas não obtiveram êxito.



JUSTIÇA ELEITORAL

ÚLTIMO DIA PARA ENTREGA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS


Os diretórios estaduais e municipais de partidos políticos têm até hoje para entregarem à Justiça Eleitoral suas contas relativas a 2010.
Os diretórios estaduais devem apresentá-las à Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, e para os diretórios municipais, nos Cartórios Eleitorais de sua jurisdição.
A determinação deriva da Lei 9.096/1995 e é regulamentada pela Resolução nº 21.841/2004, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

MOVIMENTO NA WEB PREGA O “#RosalbaVergonhaDoRN”


Terça-feira (01/05), a partir da 10h,  vai ser desencadeado um ‘twitaço’ com a hastag #RosalbaVergonhaDoRN.
A iniciativa está se formando em redes sociais como Facebook e Twitter, “a fim de chamar a atenção da mídia para o descaso desse governo, que não atende as reivindicações trabalhistas dos servidores do nosso estado do RN, e que também não promove investimentos na sua única universidade estadual pública a Uern, e em todos os segmentos, de educação, saúde, segurança, entre outros”, prega a mobilização.
Esse movimento quer dar a dimensão do que foi feito em Natal contra o governo da prefeita Micarla de Sousa (PV), que ganhou repercussão nacional.

Fonte: Blog do Carlos Santos
Categoria(s): Política

domingo, 29 de abril de 2012

VENDE-SE UMA PROPRIEDADE LOCALIZADA NO SÍTIO ARAPUÁ.

INFORMAMOS AOS SENHORES (AS) À VENDA DE UMA PROPRIEDADE RURAL, LOCALIZADA NO SÍTIO ARAPUÁ MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN, PRÓXIMO A BR-405. A MESMA TOTALIZA UMA ÁREA DE 73,8  TAREFAS, OS INTERESSADOS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO.

ATRAVÉS: (084) 9658-4523 / 9603-3025 / 9128-9611
E FAÇA UM BOM NEGÓCIO.
RADIALISTA É VÍTIMA DE ATENTADO E TEM CASA CRIVADA DE BALAS EM JOÃO PESSOA/PB

vINICIUS
 
O radialista Vinícius Henriques teve sua casa crivada de tiros de espingarda calibre 12 durante a madrugada deste sábado (28). O fato ocorreu por volta das 3 horas, quando 3 motoqueiros armados de revólveres e espingarda atiraram na residência do radialista que perfurou o portão de sua casa, atingindo o veículo e objetos da garagem.

Vinícius Henrique atribui o crime ao crime organizado, pois como radialista, comanda um programa que é primeiro lugar no IBOPE e denuncia todas as manhãs fatos policiais no programa Rota da Notícia na Rádio Arapuan. O programa é apresentado de segunda a sexta-feira.
vINICIUS
 
Outro fato que o radialista fez questão de registrar que após os disparos, tentou por diversas vezes ligar para o 190 e não obteve sucesso. “O CIOP não atende as ligações. Tem alguma coisa errada em tudo isso. Tive que recorrer a ajuda de policiais amigos”. Disparou Vinicuis Henriques.

Até a publicação desta reportagem, (05h36) nenhuma perícia da Polícia Civil havia chegado no local do crime.

ClickPB
LAVADOR DE CARROS É ENCONTRADO MORTO EM ASSU


Na manhã deste sábado populares encontraram morto o  lavador de carros Márcio da Sila, 38 anos. O mesmo se encontrava dentro de um barraco na favela do Belo Horizonte na cidade de Assu. Policiais Militares do Batalhão de Assu ao tomarem conhecimento se deslocaram para o local fazendo o isolamento da área aguardando a chegada do ITEP. As investigações serão realizadas pela Polícia Civil sob o comando do delegado Dr. Marcelo.
 
Fonte: Sentinelas do Apodi

POLÍCIA BUSCA IDENTIFICAÇÃO DE HOMEM MORTO EM POSSÍVEL LATROCÍNIO EM CANELA

Homem foi atingido com uma facada na madrugada deste domingo, estava descalço e sem carteira

A polícia de Canela investiga quem pode ser o homem morto na madrugada deste domingo, em Canela, na serra gaúcha. A vítima teria entre 35 e 40 anos e foi atingida por uma facada no pescoço por volta das 3h30min. O homem morreu na hora.

Como a vítima foi encontrada descalça, sem carteira e documentos, a principal suspeita da polícia é de que o crime possa ser um latrocínio. No entanto, o trabalho inicial é para identificá-la para depois buscar outras possibilidades para o crime.

O corpo foi encontrado na Rua Henrique Muxseldt, próximo ao Centro, por um morador que ouviu gritos na madrugada. Ao ser encontrado, o homem estava caído já sem vida. A vítima não foi reconhecida por nenhum morador do local. O corpo está no DML de Taquara.
ZERO HORA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA


Professores desenvolvem atividades para que os estudantes aprendam de forma fácil a disciplina.
Postado em 27/03/2012 às 20:34 horas por Cristiano Xavier na sessão Educação
Para ajudar o professor na discussão sobre sua prática, o Escola traz a partir de hoje reportagens sobre o ensino das disciplinas do currículo, com dicas de como ensinar a matéria e orientações dos professores sobre o tema. A primeira reportagem é sobre língua portuguesa, considerada por muitos um "bicho-papão", por causa das diversas regras existentes.
É comum o professor ouvir o aluno dizer: "português é muito chato! Ter que aprender um monte de regras!".
E é verdade. São regras e mais regras que, quando ensinadas separadas do texto, acabam criando uma confusão na cabeça do aluno. Os alunos criticam as regras e a maneira como o português é ensinado. É gramática pura.
E as notas no fim de cada bimestre correspondem à aversão que o aluno tem da disciplina.
Os professores, por sua vez, reclamam que os estudantes não sabem português, no caso, gramática, não leem, não compreendem os textos.
Nessa guerra, ninguém vence enquanto não compreender o verdadeiro objetivo da língua portuguesa, que é o de ler e produzir textos de qualidade, utilizando as regras aprendidas durante os anos de estudo. Claro, dentro do texto, naturalmente, já que hoje se utiliza uma gramática contextualizada. Não se trabalha o texto isolado. Assim como não se utiliza a gramática separada do texto.

Para o professor de português Edinaldo Calixto, do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), o aluno tem dificuldade de aprender a língua. "A dificuldade do aluno para utilizar o português corretamente está na falta de leitura e no mundo virtual, onde não existem regras e nem preocupação com a linguagem", explica o professor.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste



HOMEM É EXECUTADO COM PELO MENOS 15 TIROS DE PISTOLA


Crime aconteceu na 1ª etapa do conjunto Vingt Rosado após a vítima ser perseguida por homens em uma pick-up de cor preta
Postado em 26/04/2012 às 22:18 horas por Maxwell na sessão Polícia
Um crime com características de execução foi registrado na tarde de ontem, aproximadamente às 15h45, no conjunto Vingt Rosado, bairro Rincão, em Mossoró. A vítima foi identificada como Raimundo Nonato Salviano, 27 anos, natural de Umarizal-RN, e foi morto com pelo menos 15 tiros de pistola de dois calibres diferentes, 380 e .40, a segunda de uso exclusivo das Forças Armadas.
Segundo relato de testemunhas, Raimundo estava sentado num ponto de ônibus localizado na 1ª etapa do conjunto Vingt Rosado, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) com um capacete na mão quando um carro tipo pick-up de cor preta se aproximou. A vítima ainda conseguiu correr na tentativa de escapar dos executores, mas foi alcançado na Rua José Lins de Oliveira, onde foi assassinado sem qualquer chance de socorro.
Os suspeitos fugiram em seguida sem ser identificados. A Polícia Militar esteve no local para fazer o isolamento do local do crime até a chegada da polícia técnica. Agentes da Polícia Civil e o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil (1ª DPC), Francisco Edvan de Queiroz, também estiveram no local da ocorrência fazendo os primeiros levantamentos, iniciando o trabalho de investigação.
Esta foi a sexta morte violenta registrada em Mossoró em cinco dias. No local onde aconteceu o crime ninguém reconheceu a vítima, o que deverá dificultar o trabalho da polícia, que não tem qualquer pista sobre os autores da execução. O corpo de Raimundo Nonato foi removido por uma equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).
Os agentes da polícia técnica fizeram o recolhimento de várias cápsulas que estavam espalhadas pelo local para fazer parte do levantamento pericial. Mais de 20 cápsulas foram recolhidas, reforçando ainda mais a suspeita de que mais uma pessoa atirou conta a vítima, que não teve qualquer chance de defesa.
CRIME »PM REGISTRA TRÊS EXECUÇÕES EM MEIA HORA NA  GRANDE NATAL
Publicação: 27/04/2012 07:03Atualização: 27/04/2012 07:25
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Polícia Militar registrou três crimes com características de execuções no fim da noite dessa quinta-feira (26), entre 22h e 22h30, no município de Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com o tenente Moisés, oficial em serviço, a primeira vítima, um adolescente de 16 anos identificado como José Silvio, foi morto com vários tiros na cabeça em via pública. Minutos depois, Adriano Tomaz, 30 anos, e um homem identificado apenas como Ailton, também foram mortos com vários tiros no Bairro Bela Vista.

Segundo o tenente Moisés, informações dão conta que a morte das três vítimas pode ter relação, principalmente, após a informação de um possível assalto com a participação do trio. “Tudo ainda é preliminar, mas existe a possibilidade da tentativa ou realização de um assalto, onde eles foram seguidos por três homens em duas motocicletas. Tudo indica que foram eles os responsáveis pelas execuções”, disse o oficial da PM.

O PM ainda revelou que as duas últimas vítimas, inclusive, foram mortas perto do outro. Adriano Tomaz, que dirigia um veículo não revelado, foi executado dentro do carro, enquanto que Ailton, que também estavam com seu comparsa, ainda tentou correr, mas foi alcançando e morto.

Após o isolamento da área pela Polícia Militar até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia(Itep), um revólver calibre 38, com munições deflagradas, foi encontrada com o adolescente de 16 anos, a primeira vítima morta durante a possível perseguição.

X COPA PRIMO FERNANDES DE FUTEBOL AMADOR

Jogos - 3ª Rodada
Dia: 28/04 - Sábado às 15:45h
Grupo A
Cerâmica x Abrão
Ariense x Treze
Grupo B
Palmeiras x 04 de Outubro

Grupo C
Milan x Bom Sucesso
Amigos x Real Madrid

Grupo D
América do Oeste x Aliança




Dia: 29/04 - Domingo às 15:45h
Grupo B
Motirão x Abacaxi

Grupo D
América Serrinha x Glória

Grupo E
Brejo dos Santos x Caiçara
Poço de Pedra x São Judas Tadeu

Fonte: Copa Primo Fernandes




quinta-feira, 26 de abril de 2012

PEDRO ESTÁ ESTÁVEL E TRANSFERÊNCIA FOI SEM INTERCORRÊNCIAS, DIZ BOLETIM

Filho de Leonardo sofreu acidente na sexta (20) após show em Minas.
Ele esteve em hospital de Goiás e foi transferido em avião com UTI


Boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês no começo da noite desta quinta-feira (26) informa que o cantor Pedro Leonardo Dantas, de 24 anos, foi internado por volta das 17h com "quadro estável do ponto de vista cardiovascular, neurológico e respiratório".
Os médicos dizem ainda que o traslado entre Goiânia e São Paulo em avião com UTI não apresentou complicações. "A transferência do paciente ocorreu sem intercorrências. Nas próximas horas, ele passsará por avaliações clínicas e neurológicas", informou o boletim. Um novo comunicado deve ser divulgado na sexta-feira (27).

Amigos e assessores que acompanharam o traslado do cantor já tinham se mostrado otimistas com a viagem. "Não teve nenhuma alteração médica no voo. Ele vai entrar em uma bateria de duas horas de exame. Deu tudo certo no voo", disse ao G1 a assessora do cantor Leonardo, Ede Cury.

Fonte: G1.com
PUBLICIDADE: GV INFORMÁTICA, MODAS E VARIEDADES
              Em São Francisco do Oeste/RN, você tem a opção da GV INFORMÁTICA, MODAS E VARIEDADES, uma loja onde você encontra de tudo e mais um pouco.
             Lá você encontra: Camisas, Shorts, Acessórios, Camisas Personalizadas, das melhores marcas: Rosa Brasil, Lunender, Briks, Zoatos, Zinco Jeans, Etc. Tudo isso com o menor preço da região, como também você encontra acessórios para informática e agora com cosméticos da RACCO, A  GV INFORMÁTICA, MODAS E VARIEDADES oferece aos seus clientes assistência técnica de qualidade e a domicílio, na responsabilidade do casal Giovanni Viana e Mariângela Kelly.
             A GV INFORMÁTICA, MODAS E VARIEDADES está localizada na Rua: Domingos Diógenes, Nº 67 no Centro de São Francisco do Oeste/RN.
Não deixe de nos visitar.



Telefones: (084) 3387-0109 / 9900-6113 ou 9637-6779.


 

NA COLÔMBIA, JUSTIÇA CONDENA A 38 ANOS DE PRISÃO UM DOS PRINCIPAIS lÍDERES DAS FARC


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Justiça colombiana condenou a 38 anos de prisão Henry Castellanos Garzón, apontado como um dos principais líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Garzón foi considerado culpado por um ataque à região de Mitu que causou 46 mortos e o sequestro de 61 policiais e militares.
De acordo com as investigações das autoridades colombianas, a ação comandada por Garzón contou com a participação de 1.500 integrantes das Farc. Na decisão judicial, Garzón foi condenado pelos crimes de homicídio, sequestro e terrorismo.
O governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, determinou ações permanentes de combate às Farc. Paralelamente, os líderes da guerrilha anunciaram o fim dos sequestros no país. Recentemente foi liberado um grupo de dez militares e policiais que eram mantidos em poder das Farc. O Brasil colaborou com a libertação dos reféns.



















RURALISTAS PROMOVEM NOVAS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL E MATÉRIA  VAI À SANÇÃO PRESIDENCIAL


 
Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Com grande maioria no plenário, os deputados da bancada ruralista conseguiram fazer várias modificações ao texto-base do novo Código Florestal aprovado ontem (25) na Câmara dos Deputados. Na votação dos destaques, os parlamentares ligados ao agronegócio derrubaram, por exemplo, a obrigação de divulgar na internet os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O texto segue agora para sanção presidencial.
Também foi retirada do texto aprovado pelo Senado, a possibilidade de o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) bloquear a emissão de documento de controle de origem da madeira de estados não integrados a um sistema nacional de dados sobre a extração.
Os ruralistas também conseguiram derrubar um destaque que propunha que fosse retirada do texto a possibilidade de o Poder Público diminuir a reserva legal até 50% em áreas de floresta na Amazônia Legal de imóvel situado em estado com mais de 65% do território ocupado por unidades de conservação pública ou terras indígenas, ouvido o Conselho Estadual de Meio Ambiente.
Um dos principais beneficiados com derrubada do destaque é Rondônia, estado do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Moreira Mendes (PSD).
Uma emenda apresentada pelo DEM, aprovada pelo plenário, derrubou a obrigatoriedade de recompor 30 metros de mata em torno de olhos nascentes de água nas áreas de preservação permanente ocupadas por atividades rurais consolidadas até 22 de julho de 2008. O plenário rejeitou o destaque do PSC ao substitutivo do Senado e confirmou a retirada do texto da regra de recomposição de vegetação nativa em imóveis de agricultura familiar e naqueles com até quatro módulos em torno de rios com mais de 10 metros de largura.
Também foi rejeitado o destaque apresentado pela bancada petista que previa a inclusão da definição dada para pousio (período sem uso do solo). O PT pretendia manter a definição aprovada pelos senadores que previa a interrupção temporária de atividades de uso agrícola ou pecuário do solo por, no máximo, cinco anos até 25% da área produtiva da propriedade com o objetivo de permitir a recuperação da terra.
Os deputados aprovaram o destaque do PRB e retiraram do texto a necessidade de os planos diretores dos municípios, ou suas leis de uso do solo, observarem os limites gerais de áreas de preservação permanente (APPs) em torno de rios, lagos e outras formações sujeitas a proteção em áreas urbanas e regiões metropolitanas.
A Câmara aprovou ainda o destaque do PT que retira do texto do Senado a regularização de empreendimentos de carcinicultura e de salinas com ocupação irregular ocorrida até 22 de julho de 2008. Também foi aprovado o destaque que não considera apicuns e salgados como áreas de preservação permanente (APPs).
Apicuns e salgados são áreas situadas ao longo do litoral, que podem ser utilizadas para o cultivo de camarão. Ambientalistas argumentam que essas áreas são parte integrante do ecossistema Manguezal e deveriam continuar caracterizadas como áreas de preservação permanente.
Edição: Aécio Amado

HIPERTENSÃO ARTERIAL ATINGE 22% DA POPULAÇÃO DO RN


Dia 26 de abril é lembrado nacionalmente como o Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial
  
O dia 26 de abril é lembrado nacionalmente como o Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a data serve para lembrar a população da importância da prevenção e cuidados com a pressão alta, que é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Rio Grande do Norte a hipertensão arterial acomete 22,1% (485.581 pessoas) da população adulta maior de 18 anos de idade. Se não tratada, pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
De acordo com Severina Pereira, coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), as pessoas com excesso de peso, que não tem alimentação saudável, que ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm história familiar de hipertensão apresentam um maior risco de serem hipertensas.
“A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está elevada é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados”, explicou Severina.
Uma vez feito o diagnóstico, o hipertenso deve modificar seu estilo de vida antes de iniciar a terapia com medicamentos. Reduzir o peso, iniciar exercícios físicos, abandonar o cigarro, reduzir o consumo de álcool, sal e gordura saturada e aumentar o consumo de frutas e verduras.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

        

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ELEIÇÃO DE PRESIDENTE » CPMI DE CACHOEIRA  SERÁ INSTALADA NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA
Publicação: 25/04/2012 07:49 Atualização: 25/04/2012 07:56

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira será instalada nesta quarta-feira (25), às 10 horas, no Plenário 2 da ala senador Nilo Coelho do Senado Federal. O anúncio foi feito pela presidenta em exercício do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Segundo ela, a sessão de instalação da CPMI será presidida pelo parlamentar mais idoso que integra a comissão.

Caberá ao presidente dos trabalhos conduzir a eleição do presidente da CPMI, que deverá ser o senador Vital do Rego (PMDB-PB). Eleito o presidente, esse assumirá os trabalhos e nomeará o relator, que deverá ser o deputado Odair Cunha (PT-MG) e também conduzir a eleição dos vice-presidentes da CPMI.

A CPMI foi criada para investigar as relações do empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e agentes públicos e privados. Os nomes que integrarão a comissão foram anunciado no final da noite de ontem (24). São 16 deputados titulares e igual número de suplentes e 16 senadores titulares e o mesmo número de suplentes.
 
Da Agência Brasil
EMPRESÁRIO AMERICANO É MORTO EM TIBAU
James Halper, chefe dono de restaurante em Pipa, foi encontrado morto com várias lesões pelo corpo


Permanecem misteriosos os motivos que levaram ao assassinato do empresário e chefe norte-americano James Halper no município de Tibau do Sul, litoral Sul potiguar, ocorrido no último domingo. Segundo a polícia, o americano foi encontrado morto por sua esposa, Ana Lúcia Barbosa, a apenas 100 metros de distância da casa onde moravam, com várias lesões pelo corpo. A Polícia não acredita, no momento, na hipótese de latrocínio, o roubo seguido de morte.

Conforme as primeiras informações colhidas pela equipe da delegacia de Pipa, a esposa da vítima o encontrou nas proximidades de casa, na rua Pau Brasil, na cidade de Tibau do Sul, por volta das 23h do domingo. A princípio, Ana Lúcia acreditou que o marido tinha passado mal e acionou o serviço de emergência do hospital local. Contudo, quando a equipe médica chegou ao local, verificou que o empresário estava morto. Ele apresentava sinais de lesões pelo corpo. Somente o laudo do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep)poderá indicar precisamente o que teria causado a morte do norte-americano. Informações não-oficiais dão conta que as lesões teriam sido causadas por pauladas.

James Halper era o dono do restaurante Pacífico, um dos mais badalados da praia de Pipa. Ele estava na praia desde 2003 e tinha montado o restaurante devido sua vasta experiência como chef de cozinha. A morte do empresário comoveu os comerciantes locais. Jean-Claude Progin, presidente da Associação dos Empresários de Pipa lamenta o ocorrido e comenta que a maior perda é a da vida humana. "Nessas horas a gente não pensa se o movimento da praia vai cair, mas sim na segurança dos nossos familiares. Porque crimes assim são reflexo da situação da nossa segurança. O problema é que a Polícia Militar prende e a Polícia Civil solta porque o Judiciário manda soltar".

A praia de Pipa é marcada por crimes contra estrangeiros. O último de maior repercussão foi o assassinato da empresária portuguesa Rosa Maria Silveira de Mendonça, 54 anos, ocorrido em agosto de 2010. Nesse crime, o vizinho da vítima, identificado como Otávio Damasceno Maciel Filho, foi apontado no inquérito policial como o executor da empresária. O motivo seria o fato de a vítima não aprovar as relações comerciais entre o acusado e sua filha.
Fonte:Diário de Natal
GOVERNO ENFRENTA NOVA ONDA DE PROTESTOS
Descontentes, diversas categorias do funcionalismo estadual estão cogitando paralisações
Sérgio Henrique Santos

sergiohenrique.rn@dabr.com.br

Várias categorias do serviço público estadual do Rio Grande do Norte estão indignadas com o Governo do Estado e fizeram protestos no Centro Administrativo ontem. Parece ser o primeiro passo para uma nova deflagração de greves em massa, como ocorreu entre abril e maio do ano passado.

Governadora se comprometeu em fazer um estudo de impacto orçamentário para oferecer uma proposta de reajuste à categoria. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Um dos protestos foi o dos agentes penitenciários, organizado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp), depois de uma paralisação de advertência de 48 horas no final de semana que impediu a entrada de alimentos e de visitas aos presídios e centros de detenção provisória (CDPs).

A categoria reclama da falta de melhores condições de trabalho e uma condição digna para o cumprimento da pena dos presos. Também pede mais valorização de seus servidores. No final de semana, o agente penitenciário Marcelo Quintano, 35, foi morto por dois homens numa festa em São José de Campestre. Ele trabalhava no presídio de Nova Cruz e o crime teve características de execução.

De acordo com a presidente do Sindasp, Vilma Batista, o governo tem sido intransigente ao negociar possíveis melhorias para o bom trabalho e a segurança dos agentes. "Vamos tentar uma conversa com o secretário. Se nada for feito, infelizmente poderemos fazer a greve", afirmou. Entre as várias requisições feitas pelos agentes, que viriam desde 2010, está a nomeação de 55 agentes concursados mas que não foram convocados pelo governo para compor os quadros da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).

"O governo nomeou quatro agentes, mas disseram que não tinham como pagar por causa do limite fiscal, mesmo se tratando de vagas de pessoas que já haviam morrido", argumentou ela. A sindicalista afirma que, mesmo havendo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, o governo não pretende convocar os concursados, nem promover aumento salarial, como houve com outras categorias. "A Lei de Responsabilidade Fiscal para os outros é um detalhe. Para nós, parece um carma", comparou Vilma Batista.

O governo se comprometeu em fazer um estudo de impacto orçamentário junto à equipe econômica para oferecer uma proposta de reajuste à categoria. Contudo, essa análise ainda não está pronta. O Diário de Natal procurou o secretário Aldair da Rocha, mas não obteve sucesso. Ele acumula a função de titular das pastas de Segurança Pública (Sesed) e de Justiça e Cidadania (Sejuc), esta última responsável pelo sistema prisional do Rio Grande do Norte, onde trabalham os agentes penitenciários.


terça-feira, 24 de abril de 2012


PLANO ANUNCIADO POR DILMA COMBATERÁ COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE MUNICÍPIOS DO OESTE

 

 O plano de enfrentamento da seca anunciado pela presidente Dilma Rousseff, na reunião de governadores do Nordeste, nesta segunda-feira, 23, em Aracaju (Se), deve trazer alívio para os municípios de Luiz Gomes e Antonio Martins, que sofrem com a falta d’água desde o final do ano passado. Como os açudes secaram, o sistema de abastecimento entrou em colapso. “As ações reforçarão o esforço do governo”, observou o secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales.


         O governo está fornecendo água nos dois municípios com carros pipa, através da Caern, e a Secretaria de Recursos Hídricos também iniciou a perfuração de poços como forma de amenizar o quadro. Já foram perfurados seis. O governo também vai recuperar o açude “Dona Lulu” (Luiz Gomes), que se encontra assoreado.



 Mas, a situação exige medidas mais sustentáveis. Por isso, a governadora Rosalba Ciarlini apelou à presidente Dilma para que a zona urbana fosse incluída no plano emergencial contra a estiagem. Assim, tanto Luiz Gomes quanto Antonio Martins vão ter poços ativados e reforço no abastecimento por carros pipa.

         Como a solução definitiva depende da adutora do Alto Oeste, a governadora já autorizou providências para a retomada das obras paradas no governo passado. “A expectativa é que até maio os serviços sejam reiniciados”, completa Gilberto Jales. A adutora do Alto Oeste exige investimentos da ordem de R$ 28 milhões e vai abastecer 23 municípios da região.

Texto: Aglair Abreu
Fonte: Assessoria de Imprensa

CANTOR PEDRO TEM NOITE "TRANQUILA" MAS CONTINUA EM ESTADO MUITO GRAVE

Segundo assessora, febre diminuiu e pressão intracraniana está normal.
Pedro está internado há 5 dias em Goiânia após sofrer acidente de carro.

Carolina Simiema e Versanna Carvalho Do G1 GO

O cantor Pedro Leonardo Dantas, filho do sertanejo Leonardo, teve uma noite um pouco mais tranquila na segunda-feira (23), segundo a assessora de Leonardo, Ede Cury. De acordo com ela, o jovem permaneceu estável durante toda a madrugada: “Ele passou uma noite tranquila, a febre diminuiu e a pressão intracraniana está dentro do esperado.” Pedro ainda está em coma induzido no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) após sofrer um acidente em uma rodovia mineira, entre os estados de Goiás e Minas Gerais.
A assessora informou também que a família está otimista: “Nós ficamos muito felizes com isso. Já são 24 horas depois da parada cardiorrespiratória, então é um bom sinal”, avalia. O secretário de Leonardo, Marcelo Borges, também confirmou a melhora de Pedro. Segundo ele, sempre que há alguma mudança no quadro de saúde do jovem, os médicos o avisam. "Ninguém ligou para mim durante a noite", afirma Marcelo.

PROPRIETÁRIO DA TRANSCON COMETE SUICÍDIO EM PAU DOS FERROS/RN 

 

O proprietário da empresa TRANSCON, Valfredo da Rocha Formiga Filho, 46 anos, residente no Bairro São Benedito, em Pau dos Ferros/RN, que prestava serviço a Prefeitura Municipal de Paraná/RN cometeu suicídio por meio de enforcamento na manhã desta segunda-feira (23), por volta das 08h30min, o mesmo teria colocado uma corda no pescoço que foi cortada por vizinhos que acionaram uma viatura de resgate do CBOM, que levaram Valfredo ainda com vida para o HRCCA, falecendo após dar entrada na Unidade Hospitalar.

O corpo foi encaminhado para o ITEP/RN em Mossoró/RN para exame de necropsia.

Nada foi revelado ou comentado sobre os motivos que levaram o mesmo a cometer o transloucado gesto.
 
Fonte: NPRN