OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: POLÍCIA APREENDE MENOR DE IDADE ENVOLVIDO EM ASSALTOS.

Nas primeiras horas desta quarta-feira (30/10), uma equipe de policiais militares comandada pelo Sargento Rosano, executaram apreensão de um adolescente de 17 anos de idade, acusado de participação no assalto ocorrido no dia 03 de agosto de 2013, a uma farmácia na cidade de Pau dos Ferros/RN.

De acordo com o Comandante o adolescente foi apreendido por volta das 06:00h, na casa de sua mãe na zona urbana de São Francisco do Oeste, e o mesmo não esboçou reação. 

Ainda de acordo com o Comandante o adolescente será encaminhado ao CIAD de Mossoró/RN, onde deverá permanecer internado, em cumprimento a decisão Judicial.

Fonte: NPRN.

GENTE SALAMANDRA,


Gente da gente, o casal Teté e Juliana na Festa de Emancipação Política de São Francisco do Oeste/RN, dia 22 de Outubro, próximo passado. Tudo de bom para vocês, que Deus abençõe.


O Ex-Prefeito de Taboleiro Grande/RN, Tubo Bessa e sua amada Eulina Raulino, também na Festa de Emancipação Política de São Francisco do Oeste/RN. Desejamos boa sorte.


PAU DOS FERROS/RN: PREFEITO FABRÍCIO TORQUATO, PARTICIPA DE FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA.


Sempre preocupado e atuando para a busca de soluções para a problemática do abastecimento da água em Pau dos Ferros, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, participou de um Fórum de Discussão sobre o abastecimento no município alto-oestano.

Este evento foi promovido pelo Projeto de Extensão "Água para todos" e o Grêmio Estudantil Joaquim Correia do IFRN Pau dos Ferros e contou com a participação do representante do Departamento Nacional de Obras Contras as Seca – DNOCS, Fausto Magalhães, da CAERN, SEMARH e da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, além de alunos, servidores, comunidade e representantes de Organizações do Poder Público.

O evento aconteceu no Ginásio do IFRN e nesta oportunidade Fabrício destacou o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para auxiliar os pau-ferrenses na convivência com a seca.

Fabrício destacou que já procurou a SEMARH e que vai buscar a perfuração de poços nos bairros da cidade, assim como já aconteceu na Praça Monsenhor Caminha. "Lá, conseguimos água potável e vai ficar a disposição da população, em um momento de colapso", afirmou ele.

"Estamos formando essa parceria onde a SEMARH entra com a perfuração dos poços e a prefeitura será responsável pela instalação", afirmou o jovem prefeito.

Fabrício ainda destacou que, neste momento, a melhor alternativa seria realizar a implantação da adutora de engate-rápido, porém, "não podemos ficar esperando apenas por ela. Estamos trabalhando por meio de diversas alternativas que, somadas, vão ajudar a amenizar os efeitos da estiagem", afirmou.

Ele finalizou afirmando que este é um momento para se somar esforços e ter como objetivo, o enfrentamento aos efeitos desta seca. "Não estamos medindo esforços para buscar meios para auxiliar a população. Nosso trabalho vem sendo e vai continuar permanentemente atento para busca de auxílio aos moradores", finalizou o Prefeito.

Imagens:

Da Assessoria de Comunicação via Política Pauferrense.

INFORMATIVO SALAMANDRA,


*Agora em São Francisco do Oeste e região você dispõe do Moto-Táxi Edvaldo Pereira, os pontos do mesmo localiza-se na Parada de Ônibus na saída para Pau dos Ferros/RN ou em sua residência na Vila Cachimbo Aceso, contatos: (84) 9606-4921 / 9629-3176 ou 8163-3731.

*Vem aí, neste dia (01/11), no Balneário Beira-Rio em São Francisco do Oeste/RN, grande show brega com Bartozinho Galeno e Banda. Agende aí!

*Comunicamos aos clientes e amigos da Rede Oeste e Mercantil Estrela em São Francisco do Oeste, que até o dia (12/01/2014) serão sorteados, toda semana, 24 vale compras e mais 24 vale gás. E no dia (19/01/2014) haverá sorteio de 24 TVs LED "32" (uma por loja).

*Agora em São Francisco do Oeste/RN, você conta com a Revendedora Autorizada Charlângia Rocha, dos produtos "Orlando Brindes" localizada na rua: Padre Carlos, Nº 86 Centro, contatos através do (84) 9997-8682.

*Em São Francisco do Oeste/RN, você dispõe de Salamandra Publicidadescom o Locutor/Apresentador J. Alves "A Força da Mídia". Maiores informações: (84) 9608-6148 / 8169-2511 / 9642-3955.

*Neste sábado próximo passado mais dois clientes premiados no Mercantil Estrela e Rede Oeste, com um vale gás e um vale compras. Parabéns à Hocélia e Lisandra, ambas de São Francisco do Oeste.


EX-PREFEITO DE TIBAU DO SUL/RN FICA INELEGÍVEL POR OITO ANOS.

SONY DSC
Titular  da 9ª Vara Eleitoral do Município de Goianinha, a juíza Ana Karina de Carvalho Costa Carlos condenou o ex-prefeito Edmilson Inácio da Silva, o Nilsinho, de Tibau do Sul, e sua então vice Jane de Barros e oito anos de inelegibilidade.
Mais o pagamento de multa no valor de 5.000 UFIRs.
Sentença  motivada por uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que constatou fraude e captação ilícita de votos pela dupla, “para desequilibrar as oportunidades entre os demais concorrentes, assim como para lograr êxito na campanha, em flagrante abuso do poder político e econômico”, considerou a juíza.
Da Tribuna do Norte.

HENRIQUE ALVES GARANTE NOVO LEILÃO DE MILHO PARA O RIO GRANDE DO NORTE.


Atendendo a mais um pleito dos produtores potiguares, por meio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, realizou novo leilão de milho para ração animal destinado aos criadores do Rio Grande do Norte.
Dessa vez foram adquiridas, em pregão eletrônico, 4,7 mil toneladas de milho ensacado para abastecer os armazéns de Natal, Currais Novos e Mossoró. O milho vai atender os produtores rurais cadastrados através do programa de venda Balcão Conab. Para Natal são 2.248 toneladas. Currais Novos vai receber um carregamento de 1.000 toneladas e Mossoró 1.500 toneladas de milho.
O total de milho adquirido pela Conab para o Rio Grande do Norte, em outubro, é de 10.284. O deputado Henrique Alves reforçou o apelo feito a Conab para regularizar os estoques, uma vez que, em função da seca, a demanda por milho com preço subsidiado nos balcões de venda da Conab tem sido maior que as remessas que chegam ao estado.
Assessoria de Imprensa.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CAICÓ/RN: JOVEM É EXECUTADO À TIROS.


Um crime de homicídio foi registrado às 22 horas de terça-feira (29/10) na rua Elízio Elói de Medeiros, já próximo ao Rio Barra Nova, no Bairro João XXIII, zona oeste da cidade de Caicó/RN.

O homicida não foi identificado, mas a vítima fatal trata-se de Fernando Henrique Ferreira da Silva, 18 anos, popularmente chamado de "Pinto Novo", morador do Bairro Boa Passagem, zona norte da cidade.

Os motivos são desconhecidos, porém, a companheira de Pinto Novo, Tásia Santos, contou à polícia que o pai do jovem teria telefonado para ela pedindo que o filho tomasse cuidado com um homem do Bairro Soledade que estaria o ameaçando, e mesmo com esse recado, o casal descuidou-se e deitou-se na calçada da casa dela, onde houve o crime. 

Um rapaz de capacete, chegou repentinamente e atirou sem temer a vida de terceiros, pelo menos quatro tiros foram ouvidos, a vítima fatal correu após ser atingido na face, percorreu ao menos 100 metros de onde foi atingido mas não resistiu e caiu sem vida. 

A Polícia Militar isolou o local e a polícia civil foi acionada junto com o Itep para realizar procedimentos.
Veja imagens:

 Jair Sampaio via Sentinelas do Apodi.

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: A SUA MELHOR OPÇÃO EM MOTO-TAXI!



GOVERNO COMEMORA DEZ ANOS DO BOLSA FAMÍLIA.

bolsa-familia

A presidenta Dilma Rousseff e vários ministros participam hoje (30) de cerimônia em comemoração aos dez anos do Bolsa Família. Será às 11h no Museu da República.
Vários ministros participam da solenidade, entre eles Guido Mantega, da Fazenda, Alexandre Padilha, da Saúde, e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também estarão presentes parlamentares e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Hoje, 13,8 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, o que representa  50 milhões de pessoas.  Com o programa, 36 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza extrema.
Via Robson Pires.

PREFEITURAS NO RN FECHARÃO PORTAS EM PROTESTO CONTRA CRISE FINANCEIRA.


As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5 e 6 de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada nesta terça-feira (29), em assembleia convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

No protesto, que faz parte do movimento SOS Municípios, lançado no último dia 21, as Prefeituras terão suas sedes administrativas fechadas e sinalizadas com uma faixa preta e uma mensagem à população. Os serviços públicos essenciais serão preservados.

Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municípios.

Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de socorro às gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os veículos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos financeiros.

Uma das medidas solicitadas ao Congresso Nacional é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 39 que aumenta em 2 por cento a destinação dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios.

O Movimento SOS Municípios vai continuar e ser ampliado. Nos dias 11 e 12 de novembro, a Confederação Nacional dos Municípios promoverá, conjuntamente com as Federações Estaduais, uma grande mobilização junto ao Congresso Nacional dos Municípios. 

Informações da FEMURN via Política Pauferrense.

RICARDO MOTTA NÃO ACREDITA QUE ROSALBA SERÁ CANDIDATA A REELEIÇÃO.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), disse acreditar que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não seria candidata à reeleição se a eleição fosse hoje. 

O parlamentar, que assumiu a orientação política do PROS no Rio Grande do Norte, sinalizou para uma composição com os demais partidos da base de Dilma Rousseff (PT). "Nós temos pontos comuns com o PT, temos convergências com o PMDB, temos afinidade com o PSD, com o PR. Agora, temos que respeitar essa verticalização no que diz respeito aos palanques que serão montados no RN", disse Motta.

Ao falar sobre reeleição, Ricardo Motta salientou que o quadro eleitoral, hoje, não é favorável à governadora. "Nós estamos vendo que é uma realidade que a governadora, se fosse hoje à reeleição dela, eu não acredito que ela fosse candidata, eu não acredito. Se alguém acreditar eu respeito. Mas, no momento, eu não acredito", frisou o deputado, destacando que as próprias pesquisas revelaram a dificuldade do governo.

Do Jornal de Hoje via Política Pauferrense.

BRASÍLIA/DF: INEP DIVULGA GABARITO DO ENEM.


Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro. 
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.
Da Agência Brasil.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA HOMENAGEIA EX-PRESIDENTE LULA COM ENTREGA DE MEDALHAS.


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, entregou nesta terça-feira (29), a medalha “Suprema Distinção” ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Em comemoração aos 25 anos da Assembleia Nacional Constituinte, da qual participou o ex-presidente, Alves também outorgou a ele a medalha da Constituinte, por sua participação nos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988.

Em seu discurso, Henrique Eduardo Alves destacou que poucas pessoas são tão merecedoras de receber essa medalha quanto o ex-presidente. Ele lembrou a história de migrante do homenageado, de Pernambuco até São Paulo, onde começou sua trajetória de sindicalista a fundador do PT e presidente da República.

“Com 87% de aprovação popular, tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro. Com Lula, os brasileiros perderam o complexo de inferioridade e o País ganhou destaque no cenário externo, além de mudanças positivas no cenário interno, com a criação de 15 milhões de empregos sem descontrole da inflação”, afirmou.

Alves também registrou a importância de sua presença no cenário político nacional. “Quero deixar o reconhecimento, em nome da Câmara dos Deputados, pelo papel que o senhor tem desempenhado durante toda a sua atuação política”, disse, citando a frase célebre pronunciada pelo ex-presidente de que somente sossegaria quando todo brasileiro fizesse três refeições por dia. “Muito obrigado, presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, finalizou.

Assessoria de Imprensa.

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: AS MELHORES OFERTAS DE ANIVERSÁRIO DA REDE OESTE É NO MERCANTIL ESTRELA.


(Clique nas imagens e veja em tamanho maior).

Venha já conferir nossos produtos e se surpreenda com nossas promoções!

Para o cliente participar basta realizar R$ 20,00 em compras, em qualquer uma das lojas Rede Oeste de Supermercados e no Mercantil Estrela.

A partir de então, até o dia (12/01/2014) serão sorteados, toda semana, 24 vale compras e mais 24 vale gás. E no dia (19/01/2014) haverá sorteio de 24 TVs LED "32" (uma por loja).

Mercantil Estrela, localizado na rua: Domingos Diógenes Nº 61, Centro, São Francisco do Oeste/RN.

Os proprietários agradecem a todos pela preferência.
Mais informações: (84) 3378-0022.

Ofertas válidas de 25/10 à 09/11 de 2013.

Da Redação.

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: MULHER É ENCONTRADA MORTA NO AÇUDE CHICO MARTINS VÍTIMA DE AFOGAMENTO.


Faleceu nesta terça-feira (29/10) no Açude Chico Martins, zona urbana de São Francisco do Oeste/RN, vítima de afogamento, a Senhora Socorro de Basto, como era conhecida popularmente, que residia na referida cidade.

Populares acionaram a polícia que está sendo aguardada e em contato com  o Cabo Rosano (Comandante do Destacamento Militar de São Francisco do Oeste/RN), ele estava providenciando a vinda do ITEP.

Veja imagens:

Informações e fotos: Blog Eugênio Freitas.
Reprodução: Salamandra News RN.

TABOLEIRO GRANDE/RN: PREFEITA KLÉBIA BESSA, NEGOCIA PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS NÃO QUITADOS PELA GESTÃO ANTERIOR.


O Município de Taboleiro Grande negociou o pagamento de seus precatórios em audiências presididas pelo Juiz Alexandre Érico Alves da Silva, no Serviço de Precatórios e Requisitórios do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), em Natal. 

A atual Prefeita, Klébia Bessa, se reuniu especificamente para tratar dos precatórios vencidos em dezembro de 2010, ocasião em que se comprometeu a pagá-los e a obedecer rigorosamente a ordem cronológica.

De acordo com as informações, as dívidas negociadas são fruto da negligência no pagamento dos precatórios por parte da gestão da Ex-prefeita, Maria Miriam (PMDB).

Como se vê, o descaso administrativo do passado continua causando dificuldades para a nova administração que segue limpando a "sujeira" encontrada.


Clique na imagem e veja em tamanho maior.

Fonte: Blog Política Pauferrense via Blog do João Moacir.

PREFEITA DE MOSSORÓ, CLÁUDIA REGINA, É CASSADA PELA SEXTA VEZ.


A Justiça Eleitoral cassou, pela sexta vez, a prefeita de Mossoró/RN, Cláudia Regina (DEM), e o vice-prefeito, Wellington Filho (PMDB). A sentença foi prolatada ontem (28) pela juíza da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda Pereira, que acatou ação do Ministério Público Eleitoral.

O processo se refere a ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura de Mossoró, flagrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pedindo votos para Cláudia Regina e Wellington Filho em horário de expediente, a três dias da eleição de 7 de outubro de 2012.

Além da cassação, a juíza da 34ª Zona Eleitoral determinou multa de 25 mil Unidades Fiscal de Valor (UFIRs) para cada um dos cassados e para o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Lopes, então gerente de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.

Na época, Lopes liberou servidores da pasta para trabalho eleitoral, conforme depoimento constante no processo. A sentença, porém, determina que não há afastamento imediato de Cláudia Regina do cargo, até manifestação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Com informações do site Nominuto.com via Política Pauferrense.

SENADO COMO PRIORIDADE: PT PRECISA DE FORTE ALIANÇA PARA AMPARAR FÁTIMA.


Pura balela esse redemoinho promovido pelo PT do Rio Grande do Norte, para supostamente marchar em faixa própria, desgarrado de outras forças com grande musculatura político-eleitoral.
A prioridade no partido é arrumar condições de praticamente “nomear” a deputada federal Fátima Bezerra (PT) ao Senado, numa ampla aliança que precisa incluir o PMDB e possivelmente o PSB.
A hipótese de uma candidatura a governador é praticamente zero.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), nome sempre lembrado, teve experiência dessa natureza em 1994, ficando em terceiro lugar, atrás do vencedor Garibaldi Filho e do segundo colocado, Lavoisier Maia. Mas pode cantar em prosa e verso que deixou Wilma de Faria em último lugar.
Volto a afirmar sem medo de estar exagerando ou me desviando da verdade: a prioridade é Fátima ao Senado.
Não deve ser esquecido, que em caso de uma candidatura de Wilma de Faria ao Senado, com apoio do PMDB, o quadro terá enormes complicadores. O PT e Fátima sabem disso.
Por isso que se costura um “chapão” para que todos possam ser acomodados.
Volto ao tema, com enfoque sob outros ângulos.
Fonte: Blog do Carlos Santos.

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC.


Apontado como uma das principais causas de internação e morte no país, o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser prevenido, em boa parte dos casos, com hábitos saudáveis no decorrer da vida, como a prática moderada de exercícios. No Dia Mundial de Combate ao AVC, comemorado hoje (29), especialistas lembram que a busca por atendimento médico de emergência logo após o aparecimento dos primeiros sintomas é fundamental. O atendimento rápido garante que a aplicação dos medicamentos ocorra antes de quatro horas e meia, período considerado chave para reduzir a mortalidade.
De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2000 e 2010, a mortalidade por acidente vascular cerebral no país caiu 32% na faixa etária até 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Apesar disso, só em 2010, mais de 33 mil pessoas morreram em decorrência de AVC nessa faixa etária.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, o médico Eduardo Barreto acredita que o desconhecimento da população sobre os sintomas é uma dos maiores dificuldades no combate ao AVC.
“Um dos maiores problemas que percebemos é o desconhecimento dos sintomas, que servem como sinal de alerta e, se fossem identificados adequadamente, poderiam evitar verdadeiras catástrofes provocadas pelo AVC”, disse ele, que citou como principais sintomas a fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender o interlocutor ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente. “Assim que algum dessas situações for percebida, é preciso buscar imediatamente assistência médica de urgência”, acrescentou.
Via Robson Pires.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: GRANDE RECORDAÇÃO DO ENGENHO DO SÍTIO CAIÇARA.

Engenho de Açúcar.
Quem não lembra? Do antigo Engenho de Açúcar, localizado no Sítio Caiçara em São Francisco do Oeste/RN. 

Instalações destinadas ao preparo do açúcar - a moenda, onde a cana era moída para a extração do caldo; as fornalhas, onde o caldo era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar, onde o açúcar era branqueado; os galpões, onde os blocos de açúcar eram quebrados em várias partes e reduzidos a pó.

Na época de Propriedade do Sr. Francisco de Freitas Barreto (Chico Barreto) e Dona Zefinha, atualmente pertencente à herdeiros.

Inclusive, eles são meus padrinhos, meu Padrinho Chico Barreto já faleceu e minha Madrinha Zefinha está conosco, residente na Rua São Francisco, Centro - São Francisco do Oeste/RN.

Quando criança, na época das atividades no Engenho de Açúcar, estaria presente uma vez por semana acompanhado de meus pais Francisco Alves Filho e Terezinha Maria Alves (Em memória) e outros irmãos, na oportunidade faziam compras de mel, batidas, rapaduras e etc. 

Eles eram grandes amigos e se tornaram compadres.

Só para refrescar a memória!

Veja imagens:
Casa de Moenda.
Minha Esposa Ruth Cristiane no Açude Caiçara.

Da Redação.
Fotos: Salamandra News RN.