O 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) atendeu 116 ocorrências florestais em setembro em Mossoró. A informação consta no relatório estatístico repassado pela Diretoria de Engenharia e Operações (DEO).
“Realmente houve um aumento de ocorrências atendidas no interior do estado. Isso porque antecipamos de forma estratégica a Operação Abrace o Meio Ambiente – AMA, que consiste em uma ação integrada com vários órgãos do governo para prevenir e combater as queimadas. Começamos a fase de planejamento ainda em julho, estamos em outubro. Os números mostram que o trabalho tático lá atrás feito pelo Corpo de Bombeiros está trazendo resultados positivos”, disse o Diretor de Engenharia e Operações do CBMRN, tenente-coronel Santos Lima.
O quartel também responde pelas regiões de Caicó e Pau dos Ferros. Na primeira houve o registro de 70 ocorrências e na segunda 59 atendimentos. Segundo o documento, as três cidades juntas registraram 245 ocorrências de incêndios. No ano passado, durante esse mesmo período, apenas 112 chamados foram apontados.
Operação AMA
Sabendo dos altos índices de queimadas que ocorrem durante o segundo semestre, o Governo do Rio Grande do Norte, montou uma força-tarefa com vários órgãos públicos que atuam na defesa do meio ambiente. O objetivo do trabalho em conjunto é prevenir e combater incêndios florestais durante esse período, garantindo a preservação da fauna e da flora.
Diante disso, o Corpo de
Bombeiros Militar e o Idema lançaram a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA),
que tem como intuito intensificar as ações contra incêndios florestais por meio
de investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais e
outras estruturas necessárias para reforçar o trabalho de prevenção e combate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário