NATAL 2014 » SECRETÁRIO ADMITE QUE OBRAS DE MOBILIDADE PODEM NÃO FICAR PRONTAS PARA COPA.
Publicação: 24/07/2012 07:21 Atualização:
Sérgio Henrique Santos, para o Diário de Natal
O secretário municipal de Esporte e Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel/Secopa), Jean Valério, admitiu ontem que as obras de mobilidade sob responsabilidade da prefeitura podem ser excluídas da matriz de responsabilidades do Mundial. Isso significa dizer que as obras podem não ficar prontas até o mundial de 2014. Contudo, Valério garante que as obras serão feitas e prevê o início das intervenções no Complexo Viário da Urbana em agosto. "Não há a menor possibilidade de Natal perder essas obras", garantiu.
Para Natal, o sinal vermelho foi aceso na semana passada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que relacionou os atrasos a problemas na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público. O ministro estabeleceu até outubro o prazo para que, se não forem iniciadas as obras em quatro capitais, as obras poderiam ser retiradas da matriz de responsabilidades, documento assinado pela Fifa e governos federal, estadual e municipal com os compromissos de cada ente para a Copa.
Convém lembrar que a maior parte das obras da Copa em Natal são financiadas pelo Governo ou prefeitura de Natal com dinheiro emprestado de fontes federais, a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiou os R$ 400 milhões que estão sendo usados na construção da Arena das Dunas. Mas o que mais preocupa mesmo são as obras sob responsabilidade da prefeitura, que foram divididas em dois lotes. O primeiro lote contempla o Corredor Estrutural Oeste, que abrange obras que vão da Ponte de Igapó a Lagoa Nova, reestruturando o Complexo Viário da Urbana, alargando as avenidas Felizardo Moura, João Francisco da Mota e Capitão-Mor Gouveia.
Até agora, só foi iniciado o recapeamento em 27 ruas nas Quintas e Bairro Nordeste que servirão para desvio no trânsito, com dinheiro da contrapartida da prefeitura. Na semana passada foram afixadas algumas placas publicitáriasfalando dessas obras do lote 1. Diz que levarão mais de 700 dias para ficar prontas. A Copa começa daqui a 688 dias. Com relação às obras do lote 1, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), a pendência foram as desapropriações. O Ministério Público fez um acordo com o município para que as imissões de posse só fossem feitas após audiência pública com os moradores atingidos pelas obras. A audiência aconteceu e o MP deu aval para que houvesse continuidade. Agora o entrave é a licença ambiental, emitida por outra secretaria do município, a de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Até ontem essas licenças ainda não tinham saído.
Até agora, apenas os túneis do prolongamento da Prudente de Morais estão em obras. Ainda assim, uma obra distante da Arena das Dunas, principal palco do mundial, e que para se tornar realmente boa para quem visitar Natal na Copa, ainda precisa de outra obra, um viaduto que ligue o prolongamento com a BR-101, em Parnamirim, criando uma nova porta de entrada na capital potiguar. Por parte do Governo do Estado, as duas outras intervenções - nova Av. Eng. Roberto Freire e acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, não tem previsão de ser iniciadas, mas uma luz se acendeu no dia 28 de junho, quando a Assembleia Legislativa aprovou a autorização de empréstimo do Estado junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos são da ordem de R$ 234 milhões.
O secretário municipal de Esporte e Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel/Secopa), Jean Valério, admitiu ontem que as obras de mobilidade sob responsabilidade da prefeitura podem ser excluídas da matriz de responsabilidades do Mundial. Isso significa dizer que as obras podem não ficar prontas até o mundial de 2014. Contudo, Valério garante que as obras serão feitas e prevê o início das intervenções no Complexo Viário da Urbana em agosto. "Não há a menor possibilidade de Natal perder essas obras", garantiu.
Para Natal, o sinal vermelho foi aceso na semana passada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que relacionou os atrasos a problemas na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público. O ministro estabeleceu até outubro o prazo para que, se não forem iniciadas as obras em quatro capitais, as obras poderiam ser retiradas da matriz de responsabilidades, documento assinado pela Fifa e governos federal, estadual e municipal com os compromissos de cada ente para a Copa.
Convém lembrar que a maior parte das obras da Copa em Natal são financiadas pelo Governo ou prefeitura de Natal com dinheiro emprestado de fontes federais, a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiou os R$ 400 milhões que estão sendo usados na construção da Arena das Dunas. Mas o que mais preocupa mesmo são as obras sob responsabilidade da prefeitura, que foram divididas em dois lotes. O primeiro lote contempla o Corredor Estrutural Oeste, que abrange obras que vão da Ponte de Igapó a Lagoa Nova, reestruturando o Complexo Viário da Urbana, alargando as avenidas Felizardo Moura, João Francisco da Mota e Capitão-Mor Gouveia.
Até agora, só foi iniciado o recapeamento em 27 ruas nas Quintas e Bairro Nordeste que servirão para desvio no trânsito, com dinheiro da contrapartida da prefeitura. Na semana passada foram afixadas algumas placas publicitáriasfalando dessas obras do lote 1. Diz que levarão mais de 700 dias para ficar prontas. A Copa começa daqui a 688 dias. Com relação às obras do lote 1, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), a pendência foram as desapropriações. O Ministério Público fez um acordo com o município para que as imissões de posse só fossem feitas após audiência pública com os moradores atingidos pelas obras. A audiência aconteceu e o MP deu aval para que houvesse continuidade. Agora o entrave é a licença ambiental, emitida por outra secretaria do município, a de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Até ontem essas licenças ainda não tinham saído.
Até agora, apenas os túneis do prolongamento da Prudente de Morais estão em obras. Ainda assim, uma obra distante da Arena das Dunas, principal palco do mundial, e que para se tornar realmente boa para quem visitar Natal na Copa, ainda precisa de outra obra, um viaduto que ligue o prolongamento com a BR-101, em Parnamirim, criando uma nova porta de entrada na capital potiguar. Por parte do Governo do Estado, as duas outras intervenções - nova Av. Eng. Roberto Freire e acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, não tem previsão de ser iniciadas, mas uma luz se acendeu no dia 28 de junho, quando a Assembleia Legislativa aprovou a autorização de empréstimo do Estado junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos são da ordem de R$ 234 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário