OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: PREFEITURA DIVULGA BOLETIM COM DADOS ATUALIZADOS RELACIONADOS AOS CASOS DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO.


#Covid19 – Boletim Epidemiológico Nº 029/2020, de 16/11/2020 à 30/11/2020.

🔎 PERFIL DE CASOS CONFIRMADOS

Situação: 14 novos casos.

- Homens: 26, 27, 30, 35 (2), 38, 42, 47, e 53 anos.

- Mulheres: 27, 34, 35, 38, 59 anos.

O detalhamento completo deste boletim pode ser conferido em http://bit.ly/sfocovid19

#Importante

A pandemia de Covid-19 continua, seja aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, e as medidas preventivas são de extrema importância. Mantenham os ambientes arejados, lave as mãos regularmente, pratiquem o isolamento social e, ao sair de casa, usem máscara.

Página da PMSFO.


TSE APROVA CALENDÁRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ELEIÇÕES 2020; NOVA RESOLUÇÃO MERECE ATENÇÃO POR PARTE DOS CANDIDATOS ELEITOS, NÃO ELEITOS, DIRETÓRIOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a Resolução nº 23.632/2019, em 19/11/2020, que altera os procedimentos de entrega das prestações de contas referentes às Eleições Municipais de 2020, inclusive quanto aos prazos inicialmente previstos na Res. 23.607/2019. A nova norma foi estabelecida em razão da situação de pandemia da Covid-19.

De acordo com a nova Resolução, a entrega das mídias eletrônicas, que contém os documentos e comprovantes digitais das prestações de contas, será feita em períodos distintos para candidatos eleitos, não eleitos, diretórios estaduais e municipais.

Os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, até o terceiro suplente, devem apresentar as mídias eletrônicas nas Zonas Eleitorais competentes, até 15 de dezembro de 2020, mediante agendamento.

Já os candidatos não eleitos e os diretórios estaduais e municipais terão o prazo de 7 de janeiro a 8 de março de 2021 para entregar as mídias eletrônicas das prestações de contas das Eleições Municipais de 2020.

O atendimento para recebimento das mídias eletrônicas, será realizado mediante agendamento, junto à Zona Eleitoral competente, para os candidatos e diretórios municipais, ou à SACEP, no caso de diretórios estaduais. Consulte os telefones/e-mails das Zonas Eleitorais nesta relação: (clique aqui). O telefone da SACEP é o (84) 3654-5460.

*Política Pauferrense.

MULHERES REPRESENTAM 12% DOS PREFEITOS ELEITOS NO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2020; PROPORÇÃO É A MESMA DO PLEITO DE 2016.

Apesar de representarem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda são minoria na política. E os números das Eleições Municipais de 2020, levantados pela área de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até esta terça-feira (24), mostram a baixa representatividade feminina na política do país.

Foram eleitas, neste ano, 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%).

Proporcionalmente, a capital brasileira que possui mais mulheres eleitas para a câmara municipal é Porto Alegre (RS). Dos 36 eleitos, 11 são mulheres (30,6%) e 25 são homens (69,4%). Já a capital que possui menos vereadoras eleitas, também de forma proporcional, é João Pessoa (PB), com apenas uma mulher (3,70%), contra 26 homens (96,3%).

Para a análise final dos dados, ainda falta aguardar o resultado de 57 cidades em que os candidatos disputarão a Prefeitura no segundo turno, no dia 29 de novembro. 

No entanto, entre todos os municípios onde haverá nova votação, apenas 19 deles têm mulheres concorrendo ao cargo de prefeito: Porto Alegre (RS); Recife (PE); Aracaju (SE); Rio Branco (AC); Porto Velho (RO); Bauru (SP); Cariacica (ES); Contagem (MG); Franca (SP); Juiz de Fora (MG); Pelotas (RS); Ponta Grossa (PR); Praia Grande (SP); Ribeirão Preto (SP); Santarém (PA); São Vicente (SP); Sorocaba (SP); Taubaté (SP) e Uberaba (MG).

Ponta Grossa, no Paraná, é a única cidade em que a disputa está entre duas mulheres: Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD).

Fonte: *Política Pauferrense.

RELATOR DA LOA, DEPUTADO GETÚLIO RÊGO, ANUNCIA PRAZOS PARA EMENDAS AO ORÇAMENTO 2021.

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante sessão ordinária desta terça-feira (24), para atualizar a sociedade e os colegas parlamentares sobre a tramitação de projetos como a Lei Orçamentária Anual (LOA), para qual foi indicado pelos membros da Comissão de Finanças e Fiscalização para ser o relator.

Inicialmente Getúlio agradeceu a indicação dos colegas e destacou o prazo estabelecido para apresentação de emendas individuais por parte dos deputados, que prossegue até o dia 26 deste mês. “É preciso que os colegas possam definir a destinação das emendas no valor de R$ 2,6 milhões para cada parlamentar”, explicou.

O segundo ponto abordado por Getúlio Rêgo foi sobre as emendas coletivas. “Todos sabemos que no Congresso Nacional, tanto são impositivas as emendas individuais como as coletivas, mas a PEC que deliberamos aqui na Casa não contempla as emendas coletivas”, e continuou: “É importante que busquemos o consenso da casa, para que as emendas coletivas não sejam prejudicadas por uma definição da bancada da maioria. Solicito a cada membro da Casa que traga a suas sugestões para que possamos defini-las sem riscos e frustação em plenário durante a leitura e votação do relatório do orçamento para 2021”, observou.

Getúlio destacou que aguarda a definição do Poder Executivo em relação a sanção da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que foi encaminhada pelo Poder Legislativo. “A LOA tem que seguir os ditames estabelecidos na LDO”, explicou. E, finalizou convocando reunião para a próxima quinta-feira (26). “Vamos nos reunir com os membros da Comissão de Finanças e assessoria técnica, com o objetivo de discutirmos o avanço da tramitação desse importante projeto para o próximo ano no RN, regulando a receita e despesas”, concluiu.


BLACK OESTE: FALTAM 2 DIAS PARA VOCÊ FAZER A MELHOR FEIRA DA SUA VIDA NA REDE OESTE MERCANTIL ESTRELA!


ESQUENTA DA ECONOMIA: É HORA DE ENCHER O CARRINHO COM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA NA REDE OESTE MERCANTIL ESTRELA!

Confira nosso encarte que está recheado de ofertas e venha garantir economia com muito mais qualidade, aqui na Rede Oeste de Supermercados loja Mercantil Estrela!

Loja parceira fica localizada na Rua Domingos Diógenes Nº 61, Centro, São Francisco do Oeste/RN.

Os proprietários agradecem a todos pela preferência. Maiores informações: (84) 3378-0022 - 9.9649-0600.

Não perca a chance e economize de verdade!

Ofertas válidas de 24 a 04/12/2020, sujeito a disponibilidade de estoque. 



MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL COBRA FISCALIZAÇÃO EFETIVA DA CAIXA PARA EVITAR IRREGULARIDADES EM OBRAS PÚBLICAS NO RN.

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública exigindo da Caixa Econômica Federal (CEF) e da União a devida fiscalização das obras realizadas com recursos públicos, cujos contratos sejam intermediados pelo banco. Investigações apontaram que o método falho atualmente usado para vistoriar as obras tem permitido o desvio desse dinheiro, além de servir de argumento para a defesa de maus gestores. 

Aproximadamente 15% dos procedimentos que apuram possíveis casos de corrupção – dentre os que tramitam no MPF no Rio Grande do Norte - estão relacionados a contratos nos quais a CEF é interveniente e tutora e que, se somados, representariam milhões em recursos públicos. Uma recomendação enviada ao banco, em 2017, já alertava dos cuidados necessários para uma fiscalização mais eficiente e dos riscos em não adotá-los, contudo nada foi feito. 

Autor da ação, o procurador da República Fernando Rocha destaca que é necessário que a Caixa efetive o devido monitoramento das obras – do ponto de vista quantitativo e qualitativo - com equipe de engenharia que confira in loco a compatibilidade entre o executado e o previsto. As investigações constataram que a CEF tem descumprido reiteradamente, em suas vistorias, as disposições legais, incluindo as da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações) e da Resolução nº 1.010 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

Falhas - De acordo com o inquérito civil, “na execução dos contratos de repasse no Rio Grande do Norte em que atua como interveniente, a fiscalização das obras se limita a fazer uma vistoria que consiste, literalmente, em 'visualizar' a obra”. A deficiência nessa metodologia facilita o desvio dos recursos públicos federais, a inexecução do objeto dos contratos e o enriquecimento ilícito de terceiros.

Segundo o procurador, o setor de engenharia da CEF – responsável por autorizar os pagamentos das parcelas conveniadas - tem adotado uma rotina de medições que não obedecem ao mínimo de detalhamento necessário para evitar irregularidades. “Esse método tem se prestado ainda para que os maus gestores se valham como meio de defesa em ações judiciais para fundamentar a impunidade de seus atos (…). 'Se a caixa econômica federal autorizou, porque eu iria ser contra o pagamento?'”, revela Fernando Rocha.

De parte da União, por sua vez, a ACP aponta a inércia e omissão de quem deveria zelar pela integridade do contrato de repasse, mas que tem permitido que os recursos públicos sejam investidos sob uma fiscalização falha praticada pelo banco. 

Recomendação – A Caixa não se dispôs a ajustar, em consenso com o Ministério Público Federal, suas ações quanto à fiscalização dessas obras, restando apenas o caminho da judicialização. Mais de três anos depois de enviada uma recomendação (em outubro de 2017), a Superintendência no Rio Grande do Norte não atendeu aos pedidos, dentre os quais que as vistorias promovessem “a realização de medições, comparações com os materiais previstos e exigidos no projeto e no plano de trabalho, tanto em seus aspectos quantitativos quanto qualitativos, evitando-se, dessa forma, a realização de vistorias superficiais”. 

A falta de uma rotina mais eficiente faz com que, na prática, a fiscalização fique exclusivamente a cargo do engenheiro indicado pelo tomador dos recursos, abrindo a possibilidade de as obras serem executadas de forma diferente do previsto. “A União, que concede os recursos para execução da obra, não fiscaliza de forma escorreita o seu destino exatamente porque a Caixa Econômica Federal, a quem sobeja o monitoramento do contrato de repasse, faz mera vistoria, que se revela deficiente para garantir a integridade da sua execução”, observa o MPF. 

Corrupção – Um levantamento apontou que, de 555 procedimentos que investigam atos relacionados a corrupção na Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, ao menos 79 apuram ilicitudes em contrato de repasse em que a Caixa Econômica Federal é interveniente e tutora. “Nesse cálculo, evidentemente, não constam as inúmeras ações judiciais cíveis e criminais por atos de improbidade administrativa movidas pelo MPF/RN contra gestores que se valeram da deficiência no método de fiscalização da CEF para desviar ou, na melhor da hipóteses, não executar integralmente o objeto do contrato de repasse”, acrescenta o procurador.

Em diversas dessas ações, os engenheiros da CEF informaram que sua função se resume à “análise visual da obra”. A orientação da Caixa seria a de se fazer a inspeção sem se aprofundar em relação a quantitativos ou à qualidade do material. “Tal omissão possibilita que centenas de milhares de reais em recursos públicos federais sejam desviados em todo o país, porquanto relega a responsabilidade pela fiscalização da obra ao fiscal do respectivo Estado ou Município, que, não raras vezes, é nomeado pelo respectivo gestor.”

A ACP irá tramitar na Justiça Federal sob o número 0808464-23.2020.4.05.8400.


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

ELEIÇÕES 2020: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS - A VITÓRIA DE MARIANNA ALMEIDA E A DERROTA DE LEONARDO RÊGO.


A vitória de Marianna Almeida

As eleições 2020, em Pau dos Ferros-RN, trouxeram resultados históricos. No executivo, Marianna Almeida foi a primeira mulher eleita da história de nossa cidade, a primeira eleita pelo voto democrático e será a terceira a governar nossa terra. 

Tivemos, em 1946, Eulália Fernandes Bessa, através de nomeação, governando o executivo municipal por apenas 45 dias, vulgo um mês e meio, de 31 de janeiro a 15 de março daquele ano. Depois, em plena ditadura militar, com idas e vindas nos pleitos, resultados das eleições anulados por várias vezes, toda a instabilidade instaurada pelo regime, enquanto se resolviam os babados todos, foi nomeada para governar o município interinamente, Maria Izete de Queiroz, em 31 de janeiro de 1969 e, desta feita, ela ficou até 5 de maio, um pouco mais de que 3 meses no poder. 

Marianna Almeida, além de quebrar a hegemonia de 4 vitórias consecutivas do grupo de Leonardo Rêgo, ainda entra para a história como a primeira prefeita eleita pelo voto direto.

A derrota de Leonardo Rêgo

Caso vencesse as eleições, Leonardo seria o primeiro prefeito da história da cidade a ter quatro mandatos. Segue a sina dos "12 anos", dos 3 mandatos. Nenhum prefeito, até hoje, conseguiu ultrapassar 3 mandatos no poder do executivo municipal. 

Além de Leonardo Rêgo (2004-2008), (2008-2012), (2016-2020), tivemos mais dois. José Fernandes de Melo e Nilton Figueiredo. José Fernandes (1953 - 1958), (1973 - 1977), (1983 - 1988). Nilton (1988 - 1992), (1996 - 2000), (2000 a 2004). Com dois mandatos tivemos Francisco Fernandes Sena, Licurgo Ferreira Nunes e José Edmilson de Holanda.

Por Manoel Cavalcante.


MDB E PSDB SÃO PARTIDOS COM MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS ELEITOS EM 2020 NO RIO GRANDE DO NORTE.

Matéria do Portal G1 destaca que MDB e os PSDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em 2020 no Rio Grande do Norte, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Cada um dos partidos elegeu mais de 30 candidatos, somando 70 municípios entre os 167 potiguares.

A grande legenda vencedora das eleições municipais foi o MDB. Os candidatos do partido venceram as disputas em 39 municípios, como Apodi, no Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal e Nova Cruz, no Agreste. Os dados ainda podem mudar, porque uma das candidaturas do partido, em Guamaré, está sub judice.

Já o PSDB elegeu 31 prefeitos, inclusive na capital do estado, onde Álvaro Dias venceu a disputa em primeiro turno. Além de Natal, também foram eleitos partidários em cidades de diferentes regiões potiguares, como Areia Branca, no Oeste; Caicó, no Seridó; Santa Cruz, no Trairi e Nísia Floresta, na região metropolitana.

Ao todo, 13 partidos elegeram prefeitos no estado. O PSOL, foi o único que teve apenas um candidato ao Executivo eleito. A segunda e a terceira maiores cidades do estado, Mossoró e Parnamirim, ficaram com o Solidariedade (2 prefeitos eleitos no RN) e o Republicanos (11 eleitos), respectivamente.

O terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos foi o PL, com 20 candidatos vencedores em cidades como Macaíba e Monte Alegre. Já o partido da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), saiu vencedor em três cidades: Currais Novos, Afonso Bezerra e Sítio Novo.

Via Política Pauferrense.

SELEÇÃO ECONÔMICA NA REDE OESTE LOJA MERCANTIL ESTRELA; AS MAIORES OFERTAS PARA VOCÊ APROVEITAR!

Confira nosso encarte que está recheado de ofertas pra lá de especiais e venha economizar com a Rede Oeste de Supermercados loja Mercantil Estrela! 

Loja parceira fica localizada na Rua Domingos Diógenes Nº 61, Centro, São Francisco do Oeste/RN.

Os proprietários agradecem a todos pela preferência. Maiores informações: (84) 3378-0022 - 9.9649-0600.

Não perca a chance e economize de verdade!

Ofertas válidas de 14/11 a 23/11/2020. Sujeito à disponibilidade de estoque. 



MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL É FAVORÁVEL A INDEFERIMENTO DE REGISTRO DOS CANDIDATOS A PREFEITO MAIS VOTADOS EM GUAMARÉ E LAGOA SALGADA.

O Ministério Público Eleitoral requereu o indeferimento do registro das candidaturas dos concorrentes mais votados às prefeituras de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca (Hélio de Mundinho), e Lagoa Salgada, Osivan Sávio Nascimento Queiroz. Ambas desrespeitaram a legislação eleitoral. Enquanto Osivan Queiroz estaria indo para o terceiro mandato sucessivo, no caso de Hélio de Mundinho já seria o quarto, embora a Constituição permita apenas dois.

Autor dos pareceres, o procurador regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, reforça que o objetivo da norma consiste em evitar que haja a perpetuação de uma mesma pessoa ou grupo familiar na chefia do Poder Executivo e, nos dois casos, tal regra está sendo violada pelas candidaturas. A decisão agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN).

Lagoa - No entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral, Osivan Queiroz se candidatou, na verdade, a um terceiro mandato sucessivo. Isso porque, além do atual iniciado em 2016, ele também exerceu o cargo de prefeito em parte do quadriênio anterior (mais exatamente entre 27 de junho e 21 de novembro de 2013), pois havia sido o segundo colocado nas eleições de 2012, porém o vencedor daquele pleito foi afastado do cargo por decisão judicial durante quase cinco meses, período no qual Osivan assumiu efetivamente a prefeitura.

Em primeira instância, o MP Eleitoral já havia defendido que a candidatura era ilegal, porém o juiz deferiu o registro e legendas adversárias ingressaram com recurso no TRE. Para o procurador, a situação é similar ao exercício dos chamados “mandatos tampões”, que embora não abranjam todo o período de quatro anos, só autorizam seus ocupantes a uma nova eleição sucessiva.

Ronaldo Chaves lembra ainda que, ao assumir em junho de 2013, a expectativa do político era de se manter até o final daquele mandato, o que teria ocorrido se a Justiça não revertesse a decisão de afastar o vencedor do pleito de 2012. "Diferente do substituto, que, já quando assume, sabe que o exercício do mandato será temporário, sem qualquer expectativa de permanência no cargo."

Para o MP Eleitoral, ao ter assumido o cargo como titular Osivan Queiroz carrega consigo todos os efeitos legais dessa ação, dentre os quais a impossibilidade de se candidatar em 2020, após já ter sido eleito em 2016. Situação diferente, por exemplo, de presidentes de câmaras municipais que assumem o Executivo enquanto não se realizam novas eleições, ou de vice-prefeitos que substituem temporariamente o titular, antes dos seis meses finais do mandato.

Guamaré - No caso do município da Costa Branca potiguar, o MP Eleitoral enfatiza que, no pleito de 2016, a Justiça Eleitoral e o STF reconheceram que Hélio de Mundinho já estava desrespeitando a mesma regra legal. Isso porque ele foi eleito em 2012 (pro mandato de 2013 a 2016) e no quadriênio anterior seu cunhado havia exercido, ainda que por um breve período, a prefeitura.

Ainda assim, e apesar de ter seu registro de candidatura de 2016 indeferido em todas as instâncias eleitorais (e até mesmo no STF), Hélio de Mundinho assumiu a prefeitura e se manteve no cargo de janeiro de 2017 a outubro de 2018, com base em decisões cautelares, até ser definitivamente afastado. Para o procurador, não resta dúvida de se tratar de “inadmissível e até ‘surpreendente discussão’ acerca de possível exercício de ‘quarto mandato’ consecutivo de um mesmo grupo familiar, o que, obviamente, vai de encontro ao preceito constitucional”.

O registro da candidatura para estas eleições de 2020 já havia sido indeferido em primeira instância, apesar disso Hélio de Mundinho manteve a campanha e recebeu os votos por ter ingressado com recurso junto ao TRE. O entendimento em relação à disputa atual, aponta o MP, seria diferente se após ter seu registro indeferido em 2016 o político não tivesse assumido o cargo. No entanto, ele não só assumiu, como cumpriu quase metade do mandato.

Norma - De acordo com o parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal, o "Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente." E o parágrafo 7º desse mesmo artigo acrescenta que essa proibição não se resume ao próprio candidato, mas se estende ao cônjuge e aos parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, o que inclui os cunhados.

Ministério Público Eleitoral - Ao contrário da Justiça Eleitoral que possui estrutura própria, o MP Eleitoral é um órgão híbrido com membros do Ministério Público Federal (procuradores da República) e dos MPs estaduais (promotores de Justiça). 

A Procuradoria Regional Eleitoral é um órgão do MPF, chefiada por um procurador da República, que coordena a atuação do MP Eleitoral nos estados, orientando os promotores atuantes nas zonas eleitorais, entre outras atividades. Nas eleições municipais, os promotores têm a atribuição originária, cabendo aos procuradores regionais Eleitorais atuarem na segunda instância (junto ao TRE).


COMISSÃO DE FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN APRECIA PROJETOS ORÇAMENTÁRIOS DO EXECUTIVO.

Os membros da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniram-se nesta quarta-feira (18) para apreciação, dentre os projetos em pauta; dois projetos de iniciativa do Governo do Estado. Trata-se do Projeto de Lei nº 247/2020, que estima a receita e fixa a despesa do Estado do Rio Grande do Norte para o exercício financeiro de 2021 e o PL nº 123/2020 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual para exercício de 2021. Ambos aprovados a unamidade.

O PL nº 177/2020, de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB) que dispõe sobre o recebimento de cartão de crédito e débito pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta também foi aprovado. “Esse é um projeto que impacta diretamente na vida do cidadão, que até então só conseguia negociar com esses órgãos com pagamentos em espécie”, disse Gustavo Carvalho. Outro projeto apreciado e aprovado a unanimidade com emendas substitutivas, foi o PL nº 39/2020, de autoria do deputado Hermano Morais (PSB), que institui no Rio Grande do Norte a política de sanitização de ambientes, a fim de evitar transmissões de doenças infectocontagiosas.

De autoria do deputado Coronel Azevedo, o projeto n 126/2019 foi aprovado a unanimidade. Esse projeto concede isenção do pagamento das taxas e custas relativas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH – aos servidores públicos deste Estado, dos quais seja exigida CNH para o exercício das funções.

Também foram apreciados e aprovados a unanimidade os projetos nº 151/2020 e 118/2020 de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PL). O primeiro dispõe sobre a instalação de placas em braille com a relação das linhas de ônibus e seus respectivos roteiros de viagens nos terminais rodoviários do Estado. Já o segundo cria o programa de crédito especial e desburocratizado, de forma urgente, para assentamentos e pequenos agricultores do RN.

Todos os projetos apreciados e aprovados seguem os trâmites legais da Casa Legislativa para em seguida irem a plenário para votação dos deputados. Participaram da reunião, que funcionou de forma híbrida, os parlamentares: Tomba Farias (PSDB), Ubaldo Fernandes (PL), José Dias (PSDB), Getúlio Rêgo (DEM) e Souza (PSB).


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

DERROTA DA FAMÍLIA RÊGO: MARIANNA ALMEIDA É A PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA DE PAU DOS FERROS.

Deu zebra a reeleição do prefeito Leonardo Rêgo em Pau dos Ferros.

A candidata Mariana Almeida do PSD fez bonito e teve 54,22% dos votos.

Ela é a primeira mulher que se elege para comandar o destino do município.

Via Blog do Cobra.


SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: CONFIRA O RESULTADO PARA VEREADORES.

Candidato                              Partido               Situação Votos%
Cicero GomesPSDBELEITO46913,89%
Geniosmo PinheiroPSDBELEITO44213,09%
Junior AlexandrePSCELEITO331  9,80%
Gesse FreitasPSCELEITO3249,60%
Raimundo da FarmaciaPSDBELEITO3179,39%
Galego DiasPSDBELEITO2988,83%
Valcimar FerreiraPSCELEITO2627,76%
PretinhaPSDBELEITO2326,87%
Cleide SantanaPSDBELEITO1464,32%
10ºKadissePSC 1885,57%
11ºBibia MoraisPSDB   832,46%
12ºEdilma CamposPSC   160,47%
13ºValdicelio LoboPT 1203,55%
14ºNenem de ToinhoPSDBINAPTO    000.00%

Via Blog Eugênio Freitas.

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: CANDIDATOS A PREFEITO LUSIMAR PORFÍRIO E VICE ALANY SAMUEL SÃO REELEITOS COM MAIORIA HISTÓRICA E ESMAGADORA DE 921 VOTOS.

Imagem: Via Blog Eugênio Freitas.


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

TV ASSEMBLEIA FARÁ COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2020 NA CAPITAL E INTERIOR DO ESTADO.

No próximo domingo (15), a partir das 9h, a TV Assembleia RN transmitirá, ao vivo, o programa "Eleições 2020". Será uma cobertura dos principais acontecimentos relacionados ao pleito municipal deste ano, desde a apresentação dos perfis dos principais candidatos até a apuração dos votos.

Segundo o gerente executivo da TV Assembleia, o jornalista Gerson de Castro, esta será a maior cobertura eleitoral da história recente da TV Assembleia.

"Todos nós sabemos que a eleição deste ano é histórica, por todo o contexto mundial em que está inserida: a pandemia que ainda não foi superada, as restrições que a envolvem, as campanhas eleitorais que ocorreram quase sem público nas grandes cidades e os cuidados sanitários necessários para que o pleito aconteça com segurança. Ou seja, é um ambiente eleitoral completamente diferente dos anos anteriores. Por tudo isso, tomamos a decisão de fazer uma cobertura à altura da sua grandiosidade", destacou o gerente da TV.

Com apresentação de Cristiane Rodrigues e do próprio Gerson de Castro, o programa "Eleições 2020" vai, ao longo de todo o dia, apresentar os perfis dos candidatos a prefeito de Natal, divulgar boletins dos seus repórteres sobre o clima da votação, nas horas cheias, a partir do Tribunal Regional Eleitoral, mostrar os principais candidatos a prefeito de Natal exercendo sua cidadania, além de abordar a questão das abstenções, o funcionamento das urnas eletrônicas, dentre outras informações.

Haverá também participações de correspondentes direto do interior do Estado. "Serão radialistas dos principais colégios eleitorais do Rio Grande do Norte, que trarão notícias atualizadas de quinze municípios do interior, à medida que os fatos forem acontecendo", explicou Gerson de Castro.

Além disso, serão realizadas entrevistas ao vivo, através do aplicativo Zoom, com pesquisadores, especialistas em marketing, comunicadores digitais, cientistas políticos e autoridades eleitorais e da área de segurança.

"Nós iremos realmente mostrar o panorama das eleições por todo o Estado, mobilizando repórteres in loco, fazendo pontes com radialistas dos municípios do interior e conversando com especialistas de diversos segmentos. Tudo para levar ao telespectador da TV Assembleia a melhor e maior cobertura da sua história", concluiu Gerson de Castro.

O programa será transmitido neste domingo (15), ao vivo, começando às 9h e indo até o final das apurações. A TV Assembleia é transmitida pelo YouTube e através do canal 10 no sinal aberto de televisão.


CAIÇARA DO NORTE: OPERAÇÃO DO MP ELEITORAL APURA ABUSOS DE PODER POLÍTICO E ECONÔMICO POR CANDIDATO A PREFEITO; APREENDIDOS R$ 59.400 EM ESPÉCIE, COM MAIOR PARTE ENCONTRADA EMBAIXO DE CAMA.

O Ministério Público Eleitoral deflagrou nesta sexta-feira (13) a operação Purificação. A ação investiga abusos de poder político e econômico por parte de um candidato que disputa a Prefeitura de Caiçara do Norte nas eleições deste ano. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na operação. Na casa do atual prefeito, que concorre à reeleição, foram apreendidos R$ 59.400 em espécie. Desse montante, R$ 51.900 estavam escondidos embaixo da cama dele.

Há indícios de que o atual prefeito, uma ex-prefeita, uma ex-secretária municipal e o atual presidente da Câmara de Vereadores estão envolvidos em um esquema de compra de votos. As provas já obtidas pelo MP Eleitoral indicam que pelo menos cinco pessoas vinham oferecendo vantagens indevidas em trocas de votos, tais como distribuição de “sacolão”, sacos de cimento e até mesmo dinheiro.

Além disso, a operação Purificação apura a prática intimidativa em desfavor de familiares de servidores públicos a fim de os coagirem a votar no candidato da situação, sob pena de perda de cargos junto à Prefeitura de Caiçara do Norte, caracterizando o abuso de poder político e econômico.

Entre os locais alvos dos mandados de busca e apreensão estão a casa do atual prefeito e também a sede do comitê de campanha dele. Os mandados foram cumpridos com o apoio da Polícia Militar. Houve apreensão de dinheiro em espécie.

MPRN via Blog do Cobra.


FETO É ENCONTRADO EM LIXÃO NO BAIRRO BOM JESUS EM MOSSORÓ-RN.

O feto de um menino de aproximadamente 5 meses, foi encontrado na tarde de quinta-feira, 12 de novembro, dentro de um vidro, protegido por formol, foi localizado numa região de lixão no bairro bom Jesus em Mossoró.

Em outro vidro a equipe de perícia do Itep identificou material humano, semelhante a dois rins. Como o local funciona como um lixão, a perícia não sabe se o material foi abandonado na mesma circunstância e se teria sido abandonado pela mesma pessoa.

Uma guarnição do 12º Batalhão foi acionada pelo motorista de uma caçamba que faz transporte de material reciclável. Depois de checada a informação, a guarnição comandada pelo Sgt Erivan, acionou a Delegacia de Homicídios de Mossoró e a equipe de plantão no Itep, para os procedimentos e remoção do material.

Segundo informações, o material encontrado no lixão, pode ter sido de algum procedimento realizado num hospital ou clínica. Se por algum motivo a criança nasceu ou foi retirado prematuramente e não sobreviveu, o material pode ter sido entregue a família, que deveria ter feito o procedimento correto: Enterrado o feto num local seguro e não jogado num lixão.

O Delegado de Homicídios, Valtair Camilo, acompanhou todo trabalho de perícia no local e solicitou ao Instituto de Medicina Legal do Itep, providências para saber detalhes como: Quanto tempo de vida o feto teria e em que circunstancias foi retirado.

*Passando Na Hora via Blog Eugênio Freitas.


VIÇOSA-RN TEM 10 CANDIDATOS PARA 9 VAGAS DE VEREADOR; CONCORRÊNCIA É A MENOR DO PAÍS.

Todos os candidatos a vereador de Viçosa são do mesmo partido. Lucrécia e Frutuoso Gomes também são cidades potiguares no ranking das 10 brasileiras com menor concorrência.

Com pouco mais de 1,7 mil habitantes - a menor cidade do Rio Grande do Norte também tem a menor concorrência do Brasil, quando o assunto é a disputa a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2020. Viçosa, localizada no Alto Oeste potiguar, tem 10 candidatos às 9 vagas no Legislativo municipal. Ou seja, apenas um candidato não será eleito no próximo domingo (15). Mais um detalhe: todos os candidatos são do mesmo partido.

A cidade está empatada com Curral do Povo (PI) como os municípios com menor concorrência na disputa ao cargo de vereador no país. Na prática, a disputa é de 1,1 candidato por vaga. Todos os 10 candidatos são do partido Republicanos. O mesmo partido do único candidato a prefeito de Viçosa.

Mas o município não é exceção no Rio Grande do Norte. O estado tem três cidades no ranking dos 10 brasileiros com menor concorrência na disputa ao Legislativo.

As outras duas cidades potiguares são Lucrécia e Frutuoso Gomes - cada uma com 13 candidatos para 9 vagas. Ambas as cidades também são localizadas na região do Alto Oeste. Em 2016, Lucrécia teve 9 candidatos para as 9 vagas.

Na capital do estado, Natal, a disputa é de 25,3 candidatos para cada uma das 29 vagas na Câmara. Em Mossoró, são 20,7 candidatos por vaga e em Parnamirim, 18,83.

O caso dos municípios potiguares com menor disputa vai na contramão de outros brasileiros em que a concorrência chega a ser de 40,7 candidatos por vaga, como na cidade de Nova Iguaçu (RJ).

Fonte: G1 via Blog Eugênio Freitas.

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: PREFEITURA DIVULGA BOLETIM COM DADOS ATUALIZADOS RELACIONADOS AOS CASOS DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO.

#Covid19 – [Atualização] Boletim Epidemiológico Nº 028/2020, de 01/11/2020 à 15/11/2020.

🔎 PERFIL DE CASOS CONFIRMADOS (07 NOVOS)

🔹 Homens: 34, 38, 64 anos.

🔹 Mulheres: 17, 35, 47, 54 anos.

O detalhamento completo deste boletim pode ser conferido em http://bit.ly/sfocovid19

#Importante

A pandemia de Covid-19 continua, seja aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, e as medidas preventivas são de extrema importância. Mantenham os ambientes arejados, lave as mãos regularmente, pratiquem o isolamento social e, ao sair de casa, usem máscara.

Página da PMSFO.


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GOVERNO DA GEÓRGIA ANUNCIA RECONTAGEM MANUAL DE VOTOS.


O estado da Geórgia, nos Estados Unidos, anunciou que irá realizar a recontagem manual de votos referente às eleições presidenciais americanas, onde o democrata e eleito presidente de 2021, Joe Biden, possui vantagem de 49,5% dos votos.

A decisão atende pedido da campanha do republicano Donald Trump, que alegou suposta irregularidade na contagem de votos no estado.

Segundo o secretário estadual Brad Raffensperger, afirmou, em coletiva, que em período eleitoral, caso a diferença entre os candidatos seja menor do que 0,5 ponto percentual, é possível pedir a recontagem. O prazo para recontagem será até o dia 20 de novembro.

Fonte: *Blog Robson Pires.


GOVERNO DO RN EFETIVA 1.022 NOVOS SOLDADOS À POLÍCIA MILITAR.







A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quarta-feira (11) a portaria que encerra o Curso de Formação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e efetiva 1.022 alunos como soldados da corporação. Entre os alunos que concluíram o processo de formação, 65 são mulheres.

Hoje a PM conta com de 7,3 mil agentes ativos, dos quais 200 são mulheres. Com a incorporação dos novos policiais o efetivo passa a 8,3 mil agentes, sendo 265 mulheres. A primeira missão da nova tropa já está marcada: o pleito eleitoral do próximo domingo (15). 

O último concurso para a PM foi realizado em 2005. O atual, iniciado em 2017, teve as provas realizadas em setembro de 2018. O concurso enfrentou uma série de entraves até chegar ao Curso de Formação, autorizado em janeiro de 2020 pela atual gestão, que orientou a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) a dar continuidade ao certame. As medidas incluíram ainda um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para que as mulheres aprovadas continuassem na disputa, mesmo que ultrapassassem ao número de vagas destinadas a elas.

Fátima Bezerra confirmou ainda a convocação de uma nova turma com 340 concursados da PM, no início de 2021, para um novo curso de formação de praças, a realização do concurso da Polícia Civil para contratar 310 profissionais e concurso para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). “Mesmo com as dificuldades, e os agravantes impostos pela pandemia da Covid-19, o nosso Governo se mantém determinado a superar os obstáculos. Na segurança pública efetivamos mais de cinco mil promoções na PM, reestruturamos as carreiras com reajuste salarial de 23% de forma escalonada e estamos trabalhando de forma integrada. Isso é fundamental para melhorar todo o sistema e oferecer cidadania, segurança e oportunidades para nosso povo”, destacou a chefe do Executivo.

O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo informou que os novos soldados começam a trabalhar nas ruas no próximo domingo em todos os municípios do estado. “Temos um Governo de muita coragem e determinação. É preciso ressaltar o empenho da administração estadual na integração dos trabalhos dos órgãos do sistema de segurança pública (Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Itep e Secretaria de Administração Penitenciária) que apresenta resultados positivos com a redução da criminalidade”, pontuou o comandante.

À solenidade no auditório do quartel do Comando Geral da PM também compareceram o vice-governador Antenor Roberto, os secretários de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo, e da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Monteiro, o secretário-adjunto da Sesed, Osmir Monte, e p diretor-geral do Itep, Marcos Brandão.

Fonte: *Blog do BG. 
Foto: Divulgação/Assecom.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN SOLICITA AO TRE REFORÇO NA SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES 2020.

Buscar soluções efetivas para combater a onda de violência ocorrida no interior do Estado durante as campanhas eleitorais. Esse foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11), na sede da Assembleia Legislativa do RN, entre o presidente, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), desembargador Gilson Barbosa.

“Considerando as repetidas notícias veiculadas em nosso Estado, dando conta de constantes atos de violência ocorridos nas cidades de Ipanguaçu, Parelhas, Martins, Assu e Serra de São Bento, ocasionados pela disputa eleitoral do próximo dia 15 de novembro, venho à presença de Vossa Excelência solicitar a requisição de reforço policial para as referidas localidades, com o objetivo de que se garanta a paz, a ordem e o Estado de Direito ao escrutínio que se aproxima”, solicitou Ezequiel Ferreira.

O desembargador Gilson Barbosa, então, mostrou-se preocupado e engajado em garantir a democracia e o direito do cidadão de fazer sua livre escolha nos 167 municípios do Estado. 

Ainda de acordo com o deputado Ezequiel, o presidente do Tribunal informou que o órgão já está tomando as devidas providências em diversos municípios do interior, muitos deles, inclusive, citados em pronunciamentos dos parlamentares ao longo das sessões.

“Justifica-se reforço não apenas da Polícia Militar, mas também de tropas federais, com agentes da Polícia Federal atuando para garantir um pleito absolutamente democrático, garantindo ao povo o seu direito e a liberdade de escolher quem julgar ser o melhor candidato”, concluiu Ezequiel Ferreira.


COLIGAÇÃO "SÃO FRANCISCO DO OESTE EM BOAS MÃOS" REALIZA GRANDE CARREATA E COMÍCIO DE ENCERRAMENTO NESTA QUARTA-FEIRA (11);

A Coligação “São Francisco do Oeste Em Boas Mãos”, juntamente com toda nação bacurau realizará nesta quarta-feira (11/11), a partir das 18h00 o grande encerramento da campanha dos candidatos a prefeito - Lusimar Porfirio; vice - Alany Samuel e dos vereadores que compõem a coligação.

A concentração acontecerá na Praça de Eventos “Antônio Francisco da Silva”, no Bairro Novo Horizonte, em seguida grande carreata pelas principais ruas da cidade até a Praça da Matriz onde haverá grande comício.

Participe, você é nosso convidado especial!

Por J. Alves Salamandra.


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

DÚVIDAS SOBRE AS ELEIÇÕES? LIGUE GRATUITAMENTE PARA O DISQUE-ELEITOR.

O eleitorado potiguar já pode tirar dúvidas referentes às Eleições Municipais de 2020 por telefone, através do Disque-Eleitor. O serviço da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte funcionará até o domingo (15), quando acontece o pleito.

Informações como local de votação, situação eleitoral, dentre outros esclarecimentos referentes às Eleições poderão ser obtidos em ligação gratuita para o número 0800 084 5464. Para obter as informações, o eleitor precisará informar pelo menos um dos seguintes dados: inscrição eleitoral (número do título de eleitor), nome completo, nome completo da mãe ou data de nascimento.

O horário de atendimento de segunda à sexta será das 12h às 19. No sábado, ocorrerá das 7h às 19h. Já no domingo, das 6h30 às 17h30. Foram alocados 30 servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para o atendimento do eleitorado.

*Blog Robson Pires.