OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

GOVERNO REÚNE ÓRGÃOS PARA DEBATER SITUAÇÃO DA BARRAGEM DE LUCRÉCIA; AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE RESERVATÓRIO FORAM DISCUTIDAS EM REUNIÃO VIRTUAL.

O Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (15), a um debate com os órgãos competentes sobre a situação da barragem de Lucrécia, localizada no município de mesmo nome. 

A reunião técnica virtual contou com a participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), projeto Governo Cidadão, Instituto de Águas do RN (Igarn), Banco Mundial, Defesa Civil do RN, Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Sesap), Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Prefeitura de Lucrécia.

O objetivo do encontro foi apresentar aos órgãos envolvidos a situação encontrada na estrutura da barragem, após visita dos consultores do Painel de Segurança de Barragens contratados pelo Governo, em maio de 2019. Construída em 1934 e com capacidade para armazenar 24 milhões de metros cúbicos de água, a barragem de Lucrécia tem sofrido com as ações do tempo e apresentou indicativos de instabilidade nos dois barramentos.

Seguindo os termos do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial e a orientação do Painel de Segurança de Barragens, o Governo, junto à empresa contratada para este fim, RW Engenheiros Consultores, está elaborando um Plano de Ação Emergencial, para garantir a segurança do equipamento, da população e também se adequar às legislações vigentes.

O Igarn está monitorando a barragem e fez a instalação de 11 piezômetros, equipamentos capazes de medir e avaliar a infiltração da água nos dois barramentos. Também está sendo monitorado o volume de água armazenado, as precipitações pluviométricas e comportamento da estrutura dos maciços.

Dentro do Plano de Ação Emergencial, também está previsto um Plano de Comunicação, que indicará as diretrizes a serem tomadas na comunicação com a população local e imprensa de modo geral. Já o Plano de Contingência cabe à Defesa Civil da Prefeitura de Lucrécia, que está sendo auxiliada pela Defesa Civil do RN. 

Fonte: *Política Pauferrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário