Guinada do Corinthians e a volta da taça ao Brasil
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Em 2008, o Corinthians precisou lidar com uma das situações mais difíceis de sua história: disputar a Segundona do Campeonato Brasileiro. Quatro anos depois? Campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2012. Foi uma arrancada e tanto da equipe neste intervalo. Uma guinada que culminou com o retorno do título de melhor do mundo para o Brasil e para a América do Sul, depois de cinco anos seguidos de conquistas europeias.
Os times brasileiros haviam triunfado nas três primeiras edições do torneio, sendo que o próprio Timão, inclusive, havia vencido a inaugural. A partir de 2007, porém, as potências europeias se perfilaram: Milan, Manchester United, Internazionale e Barcelona, duas vezes. Agora o Corinthians se equipara aos catalães como bicampeões mundiais.
Com uma equipe muito organizada taticamente, com jogadores experientes, fortes fisicamente e empenhados, o Timão levou ao ápice seu projeto. Mas seria difícil imaginar tantos troféus empilhados por essa turma sem a participação descomunal de seus torcedores. O Japão testemunhou mais um capítulo das célebres invasões corintianas, recebendo milhares de fiéis seguidores. Foi um espetáculo e tanto do autodenominado “bando de loucos”.
“A gente só tem de agradecer a esses torcedores. Foi o ano inteiro assim no Brasil, em todos os nossos jogos. É fantástico. Eles sempre vão e nunca se ouvem vaias, crítica, nada. É sempre para apoiar o time”, afirma ao FIFA.com o goleiro Cássio, Bola de Ouro adidas do torneio, à frente deDavid Luiz, do Chelsea (Bola de Prata) e Paolo Guerrero, artilheiro dos campeões.
Chelsea, aliás, que havia chegado ao Japão com o intuito de se recuperar da decepção pela queda precoce na Liga dos Campeões da UEFA, mas acabou superado por um adversário extremamente consistente. De todo modo, a atuação soberana contra o Monterrey na semifinal e o evidente talento disseminado por seu elenco mostram que a equipe tem tudo para usar uma boa segunda metade de temporada na Europa para soerguimento. 
(FIFA.com)