OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

ENCANTO/RN: GESTÃO RECICLA CONHECIMENTOS SOBRE ENGASGOS, HEMORRAGIAS E CONVULSÕES.

Bonecas no colo causam estranheza a um olhar inicial. Todavia, acontece que, à rotina de domingo do Hospital Municipal Erika Emmanuelle Soares de Arquileu, acrescentou-se um novo elemento. No último fim de semana, a Educação Permanente em Saúde, proposta de 2017 da gestão direcionada aos servidores, foi reativada pela diretoria do órgão institucional.

Obstruções das vias aéreas por corpo estranho – os engasgos –, hemorragias e convulsões corresponderam ao tema debatido frente a técnicas e auxiliares de enfermagem lotadas na unidade, além de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). A discussão considerou a diferenciação entre infância, fase adulta, consciência e inconsciência.

A convite do diretor Ednardo Soares, facilitadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estudantes do 6º e 8º período do Curso de Enfermagem, ministraram a capacitação para o primeiro grupo, criado com o objetivo de “melhorar o conhecimento”, conforme esclareceu o gestor.

“Esse programa não é pra gente trabalhar, por exemplo, uma realidade do hospital regional, do Walfredo [Gurgel]. É, justamente, para trabalhar a nossa realidade”, enfatizou Ednardo a respeito do que se pretende na formação, composta por orientações de procedimentos a serem usados, no momento de um atendimento, chamados de “manobras”.

Para Cosmia Júlia, a atualização de informações é essencial ao eficaz socorro a um paciente. “Essa reciclagem é muito importante, eu acho. Não só no trabalho, mas na casa da gente, do vizinho, em qualquer ambiente onde a gente esteja”, avaliou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário