OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ANTÔNIO MARTINS/RN: CAMPANHA OUTUBRO ROSA TEM INÍCIO COM ATIVIDADES CONTRA O CÂNCER.


A Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta sexta-feira, 16 de outubro, a Campanha Outubro Rosa, com orientações preventivas contra os cânceres de mama e de colo do útero e solicitação de exames, contemplando mulheres da cidade e da zona rural.

A abertura das atividades ocorreu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Sítio Viramundo/Gama, com palestras ministradas pela médica Viviane Morais, enfermeira Carla Fernandes e toda equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF. O evento foi acompanhado por cerca de 35 mulheres.

“Tivemos uma participação bastante generosa de mulheres interessadas nos procedimentos preventivos”, disse Tássio Carlos, diretor da unidade de Saúde. O enfermeiro abordou a importância do exame de colo do útero e das mamas.

Além de 18 atendimentos médicos, Dra. Vivianne Morais realizou 13 exames preventivos, que detectam alterações das células, solicitou 06 mamografias e 04 ultrassonografias dos seios.

Coube a Dra. Carla Fernandes orientar quanto da prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, ensinando as mulheres como fazer de maneira correta o autoexame.

O evento foi destinado às mulheres dos sítios Viramundo, Gama, Serrinha do Major, Tamanduá, Sítio Sítio, Barbosa, Cachoerinha, Retiro, Picada 1 e 2, Salvaterra, Colônia, Capim-açu, Trincheira, Açude Novo, Garção, Latão e Lagoa, dentre outras comunidades rurais.

A campanha de alerta sobre os cânceres de mama e de colo do útero prossegue até 23 de outubro, com mobilização prevista para próximo dia 20 no Centro de Saúde da Vila Pintada.

A semana de intensificação das ações será de 19 a 23 deste mês, com orientações, realização de exames preventivos dos câncer de mama e colo do útero e autoexame das mamas, além de panfletagens no Centro de Saúde da cidade e no Hospital Maternidade Justino Ferreira.

O câncer de mama, bem como de colo do útero, são doenças que atingem as mulheres e que, infelizmente, têm levado muitas a óbito, especialmente, devido ao diagnóstico tardio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário