OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA PROJETOS QUE BENEFICIAM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO RN.


Os trabalhos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte seguem em ritmo acelerado. Durante sessão ordinária desta quarta-feira (06), os deputados estaduais votaram e aprovaram - à unanimidade - dois projetos de lei que beneficiam diretamente crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte. Além destes, outros projetos foram votados e aprovados pelos parlamentares.

A primeira matéria aprovada à unanimidade foi o Projeto de Lei n° 363/2019, de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PL), que cria a cartilha de orientação às crianças e adolescentes para prevenção contra crimes que atinjam a dignidade sexual de crianças e adolescentes na internet com ampla divulgação na rede de ensino público e privado do Estado.

“O projeto de lei tem por objetivo prevenir crimes que atentem contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes através da internet. Crianças e  adolescentes  possuem, muitas  vezes,  acesso  irrestrito  à  internet,  o que é consequência natural da evolução tecnológica, porém tal acesso traz inúmeros risco, daí a importância dessa cartilha”, justificou.

A segunda matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 90/2021, de autoria do deputado Francisco do PT, que assegura a todas as crianças nascidas nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção, o direito ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada.

“O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia  Adrenal,   Galactosemia,   Deficiência   de   Biotinidase, Toxoplasmose   Congênita,   Deficiência   de   G6PD,   Fibrose   Cística,   Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos”, informou Francisco.

Os projetos de Lei aprovados, seguem para sanção da Governadora Fátima Bezerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário