OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

DEPUTADO GUSTAVO FERNANDES APRESENTA PROJETOS VISANDO À VALORIZAÇÃO DOS “CABOCLOS” DE MAJOR SALES/RN.

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou dois projetos de lei, esta semana, na Assembleia Legislativa do Estado, objetivando a valorização do “Concurso Caboclos de Major Sales”, realizado em Major Sales, município que integra a região do Alto Oeste potiguar. O parlamentar apresentou proposições visando à declaração do evento como patrimônio cultural, imaterial e histórico e à sua inclusão no calendário turístico do Estado.

“O concurso foi criado em 1991, pelo médico Dr. Pio X Fernandes, durante a Semana Santa. De lá para cá, a concorrência só aumentou. Atualmente, o evento acontece em praça pública e constitui um dos maiores acontecimentos do Alto Oeste, mobilizando locais e atraindo pessoas de outras regiões e também de outros estados, como Paraíba e Ceará”, justifica o deputado.

Os “Caboclos” fazem uma dança tradicional de malhação de Judas durante a Semana Santa. Em sua justificativa, Gustavo Fernandes explica que os grupos organizados têm estrutura musical formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, com uma base coreógrafa que varia de 12 a 26 brincantes, que executam passos característicos, utilizando sempre a figura bíblica de Judas. As músicas valorizam o Nordeste e a vestimenta, o artesanato local.

Com a aprovação dos projetos, o “Concurso Caboclos de Major Sales” passa a integrar o patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado, fato que ajudará na promoção da sua preservação e também no recebimento de recursos. A inclusão no calendário turístico potiguar, por sua vez, permite uma maior atenção do Poder Público ao evento e também a atração de mais participantes, dentre os turistas que optam pelo Estado como destino turístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário