Em virtude da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciada no Estado no início deste mês, a Secretaria de Agricultura de Encanto está atendendo os produtores rurais do município para que estes declarem a quantidade de animais vacinados e existentes em suas propriedades.
As informações prestadas pelo criador possibilitam a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial tanto para o transporte intraestadual quanto interestadual dos rebanhos, fundamental à comercialização, às questões de interesse sanitário e a concessões em programas de governo, como o Compra Direta da Agricultura Familiar.
Vale ressaltar, porém, que a declaração junto à secretaria só deve acontecer após a imunização de todos os bovinos. Tendo o proprietário de informar sobre o procedimento e estar de posse da nota fiscal de compra da vacina – Um frasco de 50 ml (10 doses) pode ser adquirido, no mercado, a um preço médio de R$ 20,00.
A primeira etapa da vacinação contra a aftosa vai até o dia 31 de maio. Aquele que não proteger o gado do vírus, de fácil propagação, ficará inadimplente para o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), podendo ser multado.
Nesse trabalho, o objetivo da gestão “Cuidando da Nossa Gente” é continuar garantindo o crescimento da economia local, por reconhecer serem as criações uma das principais atividades desenvolvidas no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário