OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

FIGUEIREDO SE REÚNE À TARDE, EM WASHINGTON, COM SUSAN RICE.


Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, conversa hoje (11), no fim da tarde, com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, em Washington (Estados Unidos). O chanceler foi pessoalmente cobrar as explicações prometidas pelo presidente norte-americano, Barack Obama, à presidenta Dilma Rousseff sobre as denúncias de espionagem envolvendo o monitoramento de autoridades e cidadãos.
Nos últimos dias, a expectativa em torno da reunião aumentou com as denúncias de que a Petrobras também foi alvo de espionagem por agências norte-americanas. Em nota, a presidenta reagiu às suspeitas, informando que o motivo das tentativas de violação e de espionagem de dados do Brasil não tem relação com a segurança ou o combate ao terrorismo, mas com interesses econômicos e estratégicos.
“Sem dúvida, a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país. Representa, sim, um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro”, disse Dilma, na nota. Anteriormente, a presidenta havia cobrado de Obama, durante reuniões paralelas da cúpula do G20 (que engloba as maiores economias mundiais) em São Petersburgo, na Rússia, explicações sobre o monitoramento de dados pessoais dela, de assessores e cidadãos brasileiros.
Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário