OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

RESULTADO DE EXAME DO PACIENTE SUSPEITO DE EBOLA NO PAÍS SAI EM 24 HORAS.

Foto:  Elza Fiúza/ Agência Brasil
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala sobre o primeiro caso suspeito de Ebola no paísElza Fiúza/Agência Brasil.

O resultado do exame que vai confirmar ou descartar o primeiro caso de ebola no Brasil deve ser divulgado em até 24 horas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, a amostra já foi colhida e deve chegar nas próximas horas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o homem de 47 anos procedente da Guiné já passou por uma testagem para malária e o resultado foi negativo. Ele ressaltou que o Instituto Evandro Chagas é considerado uma referência internacional em febres hemorrágicas e trabalha com todos os preceitos máximos de segurança.

"Deveremos ter o resultado em até 24 horas. Se tivermos a liberação antes, imediatamente tornaremos público", disse. Chioro lembrou que o protocolo internacional para confirmação de ebola exige dois exames laboratoriais. Portanto, independentemente do primeiro resultado, uma segunda amostra será colhida 48 horas depois.

O ministro destacou que o ebola não é transmitido pelo ar, pela água ou por alimentos, apenas pelo contato direto com o sangue e fluidos corporais do paciente ou com superfícies contaminadas. Ainda segundo ele, durante o período de incubação, não há transmissão do vírus.

info_ebola

Da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário