Orientar sobre os cuidados necessários à saúde da voz. Esse foi o tema da palestra realizada nesta terça-feira (12) pela Assembleia Legislativa, por meio da Coordenadoria de Saúde. O evento reuniu servidores da Casa e contou com a participação de especialistas do departamento de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Trata-se de uma iniciativa de grande importância, haja vista que a voz é um dos itens mais usuais da Casa legislativa”, disse Dulcinéia Brandão, secretária administrativa da Assembleia, acrescentando que existem outras palestras agendadas para o decorrer do ano.
De acordo com Ederlinda Dias, coordenadora de saúde da Assembleia, o evento faz alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado em abril, e reforça a importância da Casa em promover ações que proporcionem maior qualidade de vida aos servidores.
“A voz é o elo da comunicação. É preciso conhecer melhor esta ferramenta tão útil para as nossas vidas, sabendo usá-la adequadamente e preservá-la”, afirmou Ederlinda.
A palestra foi ministrada pela fonoaudióloga Marília Pinheiro de Brito Pontes, que destacou os problemas mais recorrentes nas pregas vocais e as formas de prevenção. “A voz é a expressão maior da nossa personalidade. Abordamos hoje algumas orientações significativas para o tratamento e manutenção de uma voz saudável”, declarou Marília.
Para a servidora da Casa, Albaniza Baracho, a iniciativa da Assembleia Legislativa é uma oportunidade de conhecer melhor sobre temas relevantes à saúde, buscando a prevenção de possíveis problemas. “Recebemos maior orientação sobre os problemas de saúde que nos acometem no dia a dia. Esse aprendizado, além de útil aos servidores, também pode ser replicado junto às nossas famílias”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário