Na luta contra o cigarro, a Prefeitura de Antonio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quinta-feira, 22 de outubro, ao segundo grupo de combate ao tabagismo, com a participação de 22 fumantes, todos em busca de largar o vício.
Durante o tratamento, os dependentes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, com médico, psicólogo, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo e educador físico, e fazem uso de medicamentos que inibem a vontade de fumar.
As reuniões ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 16h, no Salão Paroquial, ocasião em que eles assistem a palestras motivacionais e recebem orientações de como vencer o vício.
“A iniciativa de procurar ajuda para tratar a dependência é o primeiro passo para largar o cigarro em definitivo”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Clébia Fernandes.
Com duração de pouco mais de dois meses, o tratamento estimula os fumantes a abandonarem o cigarro e a adotar uma nova postura diante dos malefícios provocados pelo tabaco.
“O cigarro contém milhares de substâncias tóxicas e nicotina, que são causadores de câncer, AVC e doenças coronarianas e, portanto, devemos evitá-lo”, enfatizou Dra. Vivianne Morais, médica de apoio ao grupo antitabagismo, que também é assistido pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Os resultados do primeiro grupo antitabagismo foram um sucesso e motivaram toda a equipe. Dos 22 fumantes tratados, 09 desistiram do tratamento, 09 largaram o cigarro e 04 diminuíram o consumo.
O próximo encontro do segundo grupo será nesta quinta-feira, 05 de novembro, quando os fumantes receberão a medicação, os comprimidos e adesivos de nicotina.
O Programa de Controle do Tabagismo faz parte das ações articuladas pelo Ministério da Saúde contra a dependência tabagista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário