O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu, em Natal, nesta segunda-feira (9), o turismo como motor para enfrentar a crise econômica e desenvolver o Rio Grande do Norte. Ele apresentou dados econômicos que fazem do Brasil a 9ª maior economia de turismo do mundo. O setor representa 7% do PIB e gera 3,14 milhões de empregos, além de ser o 5º principal item da balança de exportações brasileira, atrás apenas de minério de ferro, soja, petróleo e açúcar.
No panorama apresentado durante a 25ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves, ressaltou que o setor impacta em outras 52 atividades econômicas. O Brasil já é o 3º maior mercado de aviação doméstica do mundo, segundo o Ministro. Em 2014, foram realizadas 206 milhões de viagens domésticas. Já o número de visitantes estrangeiros foi de 6,4 milhões.
O ministro destacou que a sondagem do consumidor realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas indica que 78% dos brasileiros que pretendem viajar até março de 2016 planejam visitar destinos nacionais. “É o melhor resultado dos últimos 5 anos. O Nordeste é o destino preferido (39%), seguido do Sudeste, com 30%”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário