OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

sábado, 18 de agosto de 2012


SAÚDE »CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO DEVE IMUNIZAR 240 MIL CRIANÇAS NESTE SÁBADO
Diário de Natal 
Hoje é o dia de mobilização nacional para a Campanha Nacional de Multivacinação. No Rio Grande do Norte cerca de 240 mil crianças devem comparecer aos postos de vacinação onde será avaliada também a sua situação vacinal. A abertura da campanha, em Natal, será às 8 horas, no Centro de Saúde de Nazaré, Distrito Sanitário Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza cerca de 60 unidades de saúde, 1.300 profissionais envolvidos e as vacinas do calendário básico de vacinação para menores de 5 anos. O Dia "D" será encerrado às 17 horas, mas a campanha segue nas unidades de saúde até o dia 24 de agosto. Nesta campanha, a novidade será a disponibilidade de duas novas vacinas: a pentavalente e a pólio inativada.

Durante a campanha, as mães de crianças menores de 5 anos de idade terão a oportunidade de atualizar o cartão de vacina de seus filhos e avaliar os casos de atraso na situação vacinal de rotina de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações. No Rio Grande do Norte, aSecretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) irá ofertar todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, tetravalente, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica, menigocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral e DTP.

A campanha tem o objetivo de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. "É uma campanha de conscientização das mães para que se sensibilizem e procurem os postos de saúde levando as crianças e as cadernetas de vacinação para conferir se o esquema vacinal está em dia", explica Helena Santana, coordenadora do Programa Estadual de Imunização. (FF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário