OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: GRANDE RECORDAÇÃO DO ENGENHO DO SÍTIO CAIÇARA.

Engenho de Açúcar.
Quem não lembra? Do antigo Engenho de Açúcar, localizado no Sítio Caiçara em São Francisco do Oeste/RN. 

Instalações destinadas ao preparo do açúcar - a moenda, onde a cana era moída para a extração do caldo; as fornalhas, onde o caldo era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar, onde o açúcar era branqueado; os galpões, onde os blocos de açúcar eram quebrados em várias partes e reduzidos a pó.

Na época de Propriedade do Sr. Francisco de Freitas Barreto (Chico Barreto) e Dona Zefinha, atualmente pertencente à herdeiros.

Inclusive, eles são meus padrinhos, meu Padrinho Chico Barreto já faleceu e minha Madrinha Zefinha está conosco, residente na Rua São Francisco, Centro - São Francisco do Oeste/RN.

Quando criança, na época das atividades no Engenho de Açúcar, estaria presente uma vez por semana acompanhado de meus pais Francisco Alves Filho e Terezinha Maria Alves (Em memória) e outros irmãos, na oportunidade faziam compras de mel, batidas, rapaduras e etc. 

Eles eram grandes amigos e se tornaram compadres.

Só para refrescar a memória!

Veja imagens:
Casa de Moenda.
Minha Esposa Ruth Cristiane no Açude Caiçara.

Da Redação.
Fotos: Salamandra News RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário