OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

domingo, 27 de maio de 2012

VIGILÂNCIA EM SAÚDE FAZ NOVO BLOQUEIO CONTRA A DENGUE EM PORTO ALEGRE

Caso da doença foi registrado na zona Sul da Capital e combate ao mosquito será feito nesta segunda

27/05/2012 14:09 - Atualizado em 27/05/2012 14:40
Devido a confirmação de mais um caso importado de dengue em Porto Alegre, na última semana, a Vigilância em Saúde realiza na manhã desta segunda-feira, a partir das 9h30min, mais um bloqueio contra possíveis mosquitos infectados. Desta vez, o alvo dos inseticidas será o bairro Coronel Aparício Borges, nas proximidades da casa do homem que foi picado no Ceará e teve a doença descoberta na Capital gaúcha. O procedimento vai abranger as ruas Intendente Alfredo Azevedo (entre Manduca Nunes e São Miguel), São Miguel e Beco 575.

Segundo o coordenador adjunto de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, José Carlos Sangiovanni, após ser descoberto um caso importado de dengue, os agentes realizam uma inspeção nas proximidades da residência para eliminar focos de reprodução do mosquito, sendo a aplicação do inseticida uma medida extrema, para evitar que mosquitos adultos contaminados sobrevivam. Sangiovanni aponta ainda que, mesmo que em 2012 não haja registro de casos autóctones (contraídos na cidade de residência da vítima), os índices de infestação de mosquitos são muito altos, exigindo a colaboração da população.

Com a aplicação de inseticida nesta segunda-feira, já são 20 bairros que sofrem bloqueio na Capital gaúcha. A Vigilância em Saúde alerta para que as pessoas que viajaram para regiões onde há casos de dengue e apresentaram indícios da doença, procurem um médico imediatamente. Os principais sintomas são febre, pintas no corpo e dores musculares e nas articulações. A forma mais eficiente de combater a dengue é evitar o acúmulo de água parada, utilizada pelos mosquitos para reprodução.
Bookmark and Share

Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário