Unidades de ensino da zona rural de Encanto estiveram envolvidas em mais uma relevante atividade dentro da Semana do Meio Ambiente. Alunos do Fundamental I da Antônio Pereira da Silva, da Carnaubinha, e Manoel Joaquim da Silva, do Encanto de Cima, tiveram uma aula incomum, na manhã dessa terça-feira, 11.
Assistidos não só pela secretária Edna Augusto bem como pelos professores, meninos e meninas apresentaram produções textuais (poesias), realizaram encenações teatrais e exibiram maquetes confeccionadas com materiais recicláveis – referenciando obras das comunidades. Tudo isso produzido em sala enfocando o tema em questão.
Dialogar com o público infantil acerca dos desafios da gestão ambiental no município é a principal razão da administração do prefeito Atevaldo Nazário agir diferente, provocando situações que comportem novos processos de aprendizagem.
“Elas [crianças] são bem conscientes do que já foi trabalhado. Agora, precisa a prática, as ações. E, de antemão, a gente está orientando, despertando no dia a dia pra que tenham as iniciativas e, realmente, possamos colher os frutos”, avaliou Edna.
Canal ‘Alunos do Campo’
A turma do 5º Ano do Sítio Carnaubinha fez, na ocasião, o lançamento de um criativo canal informativo. Ao personificar figuras e fatos existentes na natureza (homem, água, árvores, animais, poluição, dentre outros), os estudantes propuseram preservação.
De acordo com a educadora Anailta Castro, responsável por coordenar o projeto, o propósito é imitar um canal do YouTube, contribuindo no exercício da escrita, lógica e raciocínio. A perspectiva é que temáticas futuras possam ser discutidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário