O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
Professores desenvolvem atividades para que os estudantes aprendam de forma fácil a disciplina.
Postado em 27/03/2012 às 20:34 horas por Cristiano Xavier na sessão Educação
Para ajudar o professor na discussão sobre sua prática, o Escola traz a partir de hoje reportagens sobre o ensino das disciplinas do currículo, com dicas de como ensinar a matéria e orientações dos professores sobre o tema. A primeira reportagem é sobre língua portuguesa, considerada por muitos um "bicho-papão", por causa das diversas regras existentes.
É comum o professor ouvir o aluno dizer: "português é muito chato! Ter que aprender um monte de regras!".
E é verdade. São regras e mais regras que, quando ensinadas separadas do texto, acabam criando uma confusão na cabeça do aluno. Os alunos criticam as regras e a maneira como o português é ensinado. É gramática pura.
E as notas no fim de cada bimestre correspondem à aversão que o aluno tem da disciplina.
Os professores, por sua vez, reclamam que os estudantes não sabem português, no caso, gramática, não leem, não compreendem os textos.
Nessa guerra, ninguém vence enquanto não compreender o verdadeiro objetivo da língua portuguesa, que é o de ler e produzir textos de qualidade, utilizando as regras aprendidas durante os anos de estudo. Claro, dentro do texto, naturalmente, já que hoje se utiliza uma gramática contextualizada. Não se trabalha o texto isolado. Assim como não se utiliza a gramática separada do texto.
Para o professor de português Edinaldo Calixto, do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), o aluno tem dificuldade de aprender a língua. "A dificuldade do aluno para utilizar o português corretamente está na falta de leitura e no mundo virtual, onde não existem regras e nem preocupação com a linguagem", explica o professor.
É comum o professor ouvir o aluno dizer: "português é muito chato! Ter que aprender um monte de regras!".
E é verdade. São regras e mais regras que, quando ensinadas separadas do texto, acabam criando uma confusão na cabeça do aluno. Os alunos criticam as regras e a maneira como o português é ensinado. É gramática pura.
E as notas no fim de cada bimestre correspondem à aversão que o aluno tem da disciplina.
Os professores, por sua vez, reclamam que os estudantes não sabem português, no caso, gramática, não leem, não compreendem os textos.
Nessa guerra, ninguém vence enquanto não compreender o verdadeiro objetivo da língua portuguesa, que é o de ler e produzir textos de qualidade, utilizando as regras aprendidas durante os anos de estudo. Claro, dentro do texto, naturalmente, já que hoje se utiliza uma gramática contextualizada. Não se trabalha o texto isolado. Assim como não se utiliza a gramática separada do texto.
Para o professor de português Edinaldo Calixto, do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), o aluno tem dificuldade de aprender a língua. "A dificuldade do aluno para utilizar o português corretamente está na falta de leitura e no mundo virtual, onde não existem regras e nem preocupação com a linguagem", explica o professor.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste
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