OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DISCUTE DOAÇÕES DE MEDULA ÓSSEA E DEPUTADO GARANTE APOIO À CAUSA.


Salvar vidas. Assim pode ser resumido o objetivo da audiência pública que ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, que discutiu a doação de medula óssea no Rio Grande do Norte. O deputado Jacó Jácome (PSD), propositor da discussão, ouviu diversas pessoas envolvidas no tema e garantiu apoio às ações em prol da causa dentro do Poder Legislativo.

Segundo o deputado Jacó Jácome, o Rio Grande do Norte é o estado que possui menos doadores de medula óssea no Brasil. De acordo com o parlamentar, várias entidades e médicos o procuraram para realizar a audiência pública e ajudar a mudar esse cenário, contribuindo para que o estado possa chegar à marca 100 transplantes por ano em pelo menos um dos hospitais. Para o deputado, o principal problema é a falta de informação da população sobre a maneira como são feitas as doações de medula.

"É preciso que tenhamos a real dimensão sobre a importância da conscientização. O surgimento de pessoas interessadas em doar, com certeza pode contribuir para o crescimento no número de transplantes", disse o deputado.

A presidente-fundadora da Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte (Hatmo), Rosali Batista Ramalho Cortez, disse que a busca por doadores é constante e que, muitas vezes, a forma como são realizados os transplantes no Brasil dificultam a velocidade no recebimento da medula pelos pacientes. Segundo ela, os exames são feitos em baixa resolução e, após ser identificada a possibilidade de compatibilidade, é realizado o exame que é capaz de garantir a realização do transplante. No entendimento de Rosali, é preciso mais celeridade nesse trâmite.

"É preciso que se tenha um olhar diferenciado para essa luta e pensar: se fosse o meu filho, o que eu faria por ele? Não aguento mais ver tanta gente morrer por falta de um doador de medula óssea", disse Rosali.


Nenhum comentário:

Postar um comentário