OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PIONEIRO NO ESTADO, PROJETO DE TRATAMENTO DE ÁGUA CHEGA AO MUNICÍPIO DE ENCANTO/RN.


O Sítio Carnaubinha, na zona rural de Encanto, terá sua realidade hídrica transformada nos próximos meses. O motivo é a obtenção, por parte da gestão municipal, da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z) junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

O Termo de Cooperação Técnica do projeto, que possibilitará adequação do recurso natural para consumo humano, foi assinado ontem, 19, na sede da prefeitura, entre a chefia do Executivo e representante do órgão, a bióloga Anadélia Câmara, lotada na seção de Educação em Saúde Ambiental.

“O município está entre as seis cidades do Rio Grande do Norte contempladas com a tecnologia”, frisou o prefeito Atevaldo Nazário, externando alegria com mais essa conquista do governo “Cuidando da Nossa Gente” para o Alto Oeste.  

De fácil aplicabilidade, operacionalização e manutenção, o sistema Salta-Z faz uso de filtros, além de ter montagem artesanal. Seu custo de implantação exigirá apenas pequena contrapartida da gestão. Todo o equipamento – já doado – se encontra na superintendência estadual da Funasa, em Natal.

Conforme revelou Anadélia, a próxima etapa consistirá em uma mobilização de conscientização dos moradores da localidade, por meio de visitas e oficinas a partir do mês de janeiro de 2018.

É importante destacar que o recebimento do projeto no Encanto tem ligação direta com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), pois é consequência da verificação de carência de água tratada nas comunidades rurais, bem como de conversas da gerência da Secretaria de Meio Ambiente com a coordenação da Funasa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário