OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 7 de março de 2018

ÚNICA CORONEL DA PM DO RN, PRIMEIRA REITORA DA UFRN E PRESIDENTE DE TIME DE FUTEBOL: 'A MULHER TEM QUE PARTICIPAR DE TUDO'.

Coronel Margarida Brandão, reitora Ângela Paiva e presidente do Baraúnas, Josirene Ribeiro (Foto: Rafael Barbosa/G1, Cícero Oliveira e Yhan Victor).


Estudar, se formar, entrar para o mercado de trabalho, se especializar, alçar grandes voos, se firmar em uma posição de destaque na sociedade da qual participa e criar condições para que outras mulheres consigam fazer a mesma coisa.

A única coronel da Polícia Militar, a primeira mulher reitora da Universidade Federal do RN e a presidente de um time de futebol potiguar. Três caminhos que foram percorridos por três mulheres, unidos pelas dificuldades e barreiras impostas pelo preconceito. Margarida Brandão, Ângela Paiva e Josirene Ribeiro venceram a caminhada, mas até hoje lidam com os espinhos do percurso e a ofensa de uma dúvida à qual foram sujeitadas: "será que elas dão conta?". E deram! As três conversaram com o G1 e contaram um pouco de suas vidas e sobre como lidaram com o preconceito de gênero.

Apesar do empenho, as mulheres são minoria em cargos de comando das empresas. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 37,8% dos cargos gerenciais no país eram ocupados por elas. Em 2015 esse percentual era de 39%.

Do *G1 RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário