As atividades humanitárias da Cruz Vermelha Brasileira foram destacadas na manhã desta sexta-feira (12) na sessão solene em que a Assembleia Legislativa homenageou a Instituição pela passagem dos seus 106 anos de existência, numa proposição dos deputados Hermano Morais (PMDB), Ricardo Motta (PROS) e Márcia Maia (PSB).
Ao falar em nome do poder Legislativo, o deputado Hermano Morais disse que a história da Cruz Vermelha Brasileira se iniciou no ano de 1907, pela ação de Joaquim de Oliveira Botelho, que se inspirando no que testemunhara em outros países, sentiu-se animado do desejo de ver funcionando no Brasil uma Sociedade da Cruz Vermelha.
“Em reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, no Rio de Janeiro, foram discutidos e aprovados os estatutos da sociedade. Esta data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro presidente o sanitarista Oswaldo Cruz.
O registro e o reconhecimento da entidade nos âmbitos nacional e internacional se deram nos anos de 1910 e 1912, sendo que a I Grande guerra constitui-se, desde seus primórdios, no fato decisivo para o grande impulso que teria a sociedade”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário