OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ANTONIO MARTINS/RN: PREFEITURA E SEMARH ABRIRÃO POÇOS PARA ATENUAR CRISE D'ÁGUA NA ZONA URBANA.


Preocupado com a situação de escassez hídrica que afeta os moradores da zona urbana, o prefeito de Antonio Martins Dr. Zé Júlio tem buscado alternativas para amenizar o problema.

Neste sentido, através da Secretaria Municipal de Agricultura vem atuando em parceria com o Governo do Estado na abertura de poços tubulares na cidade.

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) veio a Antonio Martins para identificar pontos para perfuração.

Acompanhado do geólogo Jadson Rebouças, o secretário municipal de Agricultura, Chico de Toinho de Davi, foi indicar os possíveis locais onde existe água no subsolo.

O objetivo é perfurar 06 poços tubulares de até 60 metros de profundidade à procura d’água para fornecer aos moradores da cidade, que clamam pelo produto.

“Estamos atacando o problema de todos os modos possíveis, mas essa situação somente será resolvida com a conclusão da tão sonhada adutora do alto oeste”, ressaltou Dr. Zé Júlio.

Chico de Toinho de Davi observou que há 04 anos os moradores da zona urbana convivem com essa situação desagradável de falta d’água nas torneiras.

O geólogo da Semarh, Jadson Rebouças, elogiou a iniciativa do prefeito, de buscar meios para minimizar o sofrimento da população urbana, e deu seu parecer técnico.

Conforme o perito, existe possibilidade de água no subsolo de Antonio Martins; mas também pode não haver. “É que a cidade foi construída em cima de uma região rochosa”, explicou.

Há cerca de uma semana, uma equipe da Semarh esteve na cidade com uma sonda perfuratriz para abrir 05 poços, porém não obteve sucesso, pois não conseguiu achar água.

“Isso pode ocorrer, como foi em Messias Targino, onde perfuramos 05 poços e apenas 02 tinham água, enquanto que em Alexandria perfuramos 30 poços e 21 deles deram água”, exemplificou Jadson Rebouças.

Segundo o geólogo, o número de poços perfurados vai de acordo com o número de habitantes de cada município beneficiado.

Até a próxima semana, a equipe da Semarh estará de volta a Antonio Martins com o intuito de perfurar os novos poços indicados pela Prefeitura.

Dr. Zé Júlio lembrou ainda que, junto ao Governo do Estado, conseguiu assegurar cinco caminhões-pipas na cidade, que abastecem os reservatórios residenciais duas vezes na semana, passando de rua em rua. Na zona rural, a Operação Pipa é realizada pelo Exército.

Outra medida tomada foi a aquisição de 04 caixas d’água de 10 mil litros. Os reservatórios coletivos foram instalados nos bairros mais carentes da cidade e são abastecidos diariamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário