O Procon Estadual do Rio Grande do
Norte registrou mais de 200 atendimentos desde a madrugada até o início da
manhã desta sexta-feira (24), em Natal. Na maioria dos casos, porém, os
consumidores apenas tiraram dúvidas com os fiscais, ou queriam resolver pequenos
conflitos, como diferença entre valores anunciados e os que estavam no caixa de
hipermercados que abriram desde à meia-noite na capital potiguar.
De acordo com Cyrus Benavides,
diretor do órgão, cerca de 35 empresas potiguares foram notificadas oficialmente
a adequar propagandas ou preços de produtos, desde a última segunda-feira (20),
quando começou a operação do Procon no combate aos falsos descontos e maquiagem
de preços na Black Friday. Ao todo, 10 equipes de fiscais estão espalhadas pela
cidade, visitando comércio de rua, shoppings, hipermercados e atacadistas.
"Nós somos favoráveis à
Black Friday e ao movimento positivo que ela causa no comércio, mas o
consumidor deve estar atento às propagandas. Temos casos, por exemplo, em que a
publicidade diz que toda a loja está em promoção, mas nas letras pequenas é
apenas uma prateleira específica", ressalta.
Em um caso, uma bebida tinha um
valor no encarte, mas estava mais cara no caixa do supermercado. O consumidor
percebeu na hora do pagamento. O diretor afirmou que outra empresa publicou um
encarte com 30 produtos em promoção, porém os fiscais não encontraram nenhum
deles na prateleira da loja.
"Não é que tinha vendido
muito. É porque a loja apenas colocou como atrativo e disponibilizou uma
quantidade muito pequena, incompatível com o próprio tamanho do estabelecimento
e quantidade de clientes", explicou. A empresa foi notificada a
disponibilizar produtos similares pelo mesmo valor e cumpriu. Ela também teve
que informar, na entrada da loja, a lista de produtos que estavam
indisponíveis.
O Procon disponibilizou o número
151para denúncias. Nesta sexta, elas também podem ser feitas pelo WhatsApp (84)
99991-2003.
O Procon também fez três
recomendações aos consumidores:
1 - Pesquisar o preço antes da
Black Friday, para verificar se a promoção é verdadeira. As lojas também são
recomendadas e informar qual era o valor antes da promoção.
2 - O consumidor deve estar
atendo aos sites na internet. E ele pode desistir da compra online em até sete
dias.
3 - Cuidado com o endividamento - o uso de
cheque especial ou o exagero nas compras no cartão de crédito podem causar
dívidas maiores que os descontos adquiridos.
Do *G1 RN.
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