Uma leitura do
romance Macau em contexto de ensino, escrito por Aparecida está organizado em
quadro capítulo. Vamos dá umas dicas aos leitores antes do contato com o livro.
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O primeiro capítulo, intitulado
“Aurélio Pinheiro: sua trajetória e o romance Macau nos anos de 1930”, de
natureza bibliográfica e crítica, traz uma apresentação do romancista,
contextualização da obra no cenário da literatura potiguar, comentários sobre alguns
estudos já empreendidos sobre o romance, panorama do romance brasileiro nos
anos de 1930 e uma leitura crítica da obra, destacando alguns elementos
sociais.
O segundo capítulo, nomeado
“Vozes e tensões na configuração do romance”, de cunho analítico, discorre
sobre os elementos da narrativa que se revelam como tensões individuais e
sociais, a exemplo da linguagem romanceada de alguns personagens e outros
feitios absorvidos pela expressão literária, na intensa busca por harmonia
entre homem e natureza no contexto da civilização moderna.
O terceiro capítulo, “Ensino de
literatura: direito incompressível, diretrizes curriculares e pesquisas”, de
caráter bibliográfico e analítico, apresenta reflexões sobre a importância da
literatura na formação do cidadão, como um direito inalienável. Procurou,
também, mostrar a inércia e os avanços dos documentos oficiais que orientam o
ensino de literatura no Brasil, além de evidenciar a atual problemática em que
se encontra o ensino de literatura brasileira, a partir de leituras e reflexões
de estudos realizados nas últimas décadas.
O quarto capítulo, chamado
“Ensino de literatura: da formação docente aos leitores do romance Macau”,
apresenta de maneira empírica o relato de estágio no Ensino Superior, a
recepção que o romance Macau teve diante de leitores contemporâneos e propostas
de ensino para o referido romance na Educação Básica.
Fonte: *Portal CCNS.
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