OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

INFORMATIVO SALAMANDRA: SOBRE A ORIGEM HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO OESTE, RN.


A origem do município de São Francisco do Oeste, localizado no região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, começa quando Enéas Filgueira - proprietário das terras de Salamandra (povoado da época) - doou parte do seu terreno a Vicente Honorato Barreto, para a construção da capela de São Francisco de Assis, que foi concluída no mesmo ano da doação (1942) e a primeira missa foi celebrada pelo padre Carlos Theissen. Com essa capela, começou a expansão do povoado.

Um dos pioneiros no crescimento do povoado foi o senhor Raimundo Marinho (pseudônimo de Raimundo Nonato Leite), responsável pela entrega de parte de seu patrimônio local para a consolidação de um núcleo populacional naquele lugar.

Somente em 1963, por força da Lei Estadual nº 2966, o povoado se tornou município, desmembrado de Portalegre, com o nome de Salamandra, fazendo referência a uma espécie de anfíbio comum na Europa e ignorado no Brasil que, de acordo com a tradição, conseguia atravessar as chamas de fogo sem sofrer queimaduras. 

Entretanto, a relação com o nome da localidade com o animal era desconhecida. Somente quatro anos mais tarde (1967), o nome do município foi alterado para São Francisco do Oeste, em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis e à sua localização geográfica, no oeste do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário