OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA É ALTERNATIVA PARA ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE ENCANTO/RN.


O olhar da gestão municipal de Encanto para os agricultores familiares continua. Ontem, 20, em São Miguel, o coordenador Francisco Júnior e o vice-prefeito Raimundo Nonato Nogueira (Nonato Guedes) participaram de encontro sobre o plantio e o cultivo da palma forrageira nas duas cidades.  

Até a próxima semana, o município irá receber cerca de 20 mil raquetes/sementes da planta que servirá ao consumo animal, distribuídas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) farão o acompanhamento do projeto.

Para Júnior, a ação surge em boa hora. “É uma alternativa na nossa região. Não vejo outra solução”, afirmou, considerando as dificuldades dos produtores na manutenção dos rebanhos em meio à escassez de chuvas. Ele lembra que a palma se adapta bem ao clima local.

As mudas serão cultivadas por gotejamento, técnica racional de irrigação (uso mínimo de água). “Cada hectare é capaz de produzir até 300 toneladas, dependendo do zelo e do cuidado do agricultor”, disse Júnior, que recentemente esteve no município de Lajes conhecendo a implantação do sistema, bem como os seus benefícios ao homem do campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário