OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

DEPUTADA MÁRCIA MAIA DEBATE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NAS CÂMARAS MUNICIPAIS DE CEARÁ-MIRIM E PARNAMIRIM NO RN.


Na semana em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 27 anos de sua criação, a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança do RN, Márcia Maia (PSDB), participou de audiências públicas nas Câmaras Municipais de Ceará-Mirim e Parnamirim sobre ações efetivas em favor desse segmento da população.
 
"Os debates em nível municipal são fundamentais, para que os legisladores possam compreender as realidades locais e propor ações, junto ao Executivo, para enfrentar a violação de direitos e garantir o respeito às necessidades básicas de crianças e adolescentes", afirmou Márcia, que foi coordenadora regional do 1º Encontro Nordeste da Frente Nacional de Mobilização Pró-Criança e Adolescente, sediado na Assembleia Legislativa, em junho do ano passado.
 
Em Ceará-Mirim, o debate aconteceu na tarde de quinta-feira (13), na sede da Câmara, estimulado pelo evento de lançamento do programa “Frente nas Cidades”, no mês de junho, na Assembleia Legislativa do RN. Com ampla participação de vereadores e representantes de entidades, o encontro discutiu a implantação da “Frente Parlamentar da Criança e Adolescente”, no município.
 
Nesta sexta-feira (14), a parlamentar participou do debate em Parnamirim, onde o ECA e as ferramentas de implementação dos direitos foram amplamente discutidos por vereadores, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e outras instituições ligadas à rede de proteção dessa parcela da população.
 
A deputada Márcia, nas duas oportunidades, destacou a importância dessas discussões no âmbito do Poder Legislativo, em razão da necessidade de diálogo com o Executivo para a implementação de políticas públicas para a garantia de direitos, como educação, saúde e segurança pública.
 
Frente nas Cidades
 
A parlamentar também ressaltou o “Frente nas Cidades”, programa que incentiva as Câmaras Municipais do RN a instalarem suas Frentes em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
 
No mês de junho, na Assembleia Legislativa, vereadores de 20 Câmaras Municipais assinaram o termo de compromisso que propõe a implantação, no prazo de 90 dias, da Frente Municipal Parlamentar da Criança e do Adolescente em sua respectiva cidade.
 
As cidades de Assu, Boa Saúde, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Ceará-Mirim, Extremoz, Florânia, Ipueira, Itajá, Jardim do Seridó, Lagoa Salgada, Macaíba, Montanhas, Paraú, São José do Mipibú, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Tibau do Sul, Várzea e Pedra Grande se comprometeram a implantar o programa, posteriormente, em suas Câmaras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário