OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

[INFORMATIVO SALAMANDRA] TUDO SOBRE A RELIGIOSIDADE DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO OESTE, RN.


Religião 

Conforme a divisão oficial da Igreja Católica no Brasil, o município está inserido na Diocese de Mossoró, Zona do Alto Oeste, e pertencia à paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede em Portalegre (que também abrange os municípios de Francisco Dantas, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e Viçosa), além de possuir duas capelas, uma na zona urbana e outra na zona rural, ambas dedicadas a São Francisco de Assis.

No censo de 2010 o catolicismo romano era a religião da maioria da população, com 3.456 adeptos, ou 89,2% dos habitantes.  

São Francisco do Oeste também possui alguns credos protestantes ou reformados. Em 2010, 294 habitantes se declararam evangélicos (7,59%), sendo que 222 pertenciam às igrejas pentecostais (5,74%), dezoito às de missão (0,45%) e 54 a evangélicas indeterminadas (1,4%). 

Considerando as igrejas evangélicas pentecostais, 142 pertenciam à Assembleia de Deus (3,67%), cinco ao Evangelho Quadrangular (0,14%), dois à Congregação Cristã do Brasil (0,06%) e 72 a outras igrejas (1,87%). Dentre as de missão, doze eram batistas (0,31%) e os demais adventistas (0,14%). Além do catolicismo romano e do protestantismo, também existiam três testemunhas de Jeová (0,07%). Outros 119 não tinham religião (3,06%), dentre os quais dois ateus (0,06%).

Elevação Canônica da Paróquia.

Anoitecia o dia 3 de outubro, em meio a um silêncio reverente. Francisco convidou a todos para que cantasse com ele. Soluçando de tristeza e saudade, seus discípulos e irmãos esforçaram-se para atendê-lo. Todos juntos cantaram o salmo 142. Já havia escurecido, quando Francisco emudeceu. E seus lábios se fecharam para sempre na terra, no dia 4 de outubro de 1226.

Passados oito séculos, homens, mulheres, jovens e idosos, crentes e incrédulos, papas, cardeais, bispos, intelectuais e cientistas, artistas e ecologistas, promotores da paz internacional e pessoas simples, iletradas, ajoelham-se na cripta de São Francisco, onde rezam, meditam e cantam.

Todos veneram como um dos santos que mais respeitou a terra e tudo o que se move sobre ela. Aquele que mais amou o Senhor Deus, os homens e as mulheres, seus irmãos.

No dia 4 de outubro do ano em curso, Dia de São Francisco de Assis, ficou marcado também como a Criação da Nova Paróquia São Francisco de Assis. Foi uma festa muito bonita, que será lembrada por toda comunidade por muito tempo...

*Site Prefeitura SFO e Página São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário