OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ASSASSINATOS DE MULHERES EM NATAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE HUGO MANSO PT.


Parlamentar petista reúne representante do poder público e sociedade civil para debater mortes de mulheres em razão do seu gênero e violência física, social, moral e política.

Os dados são estarrecedores. No Brasil, a cada 12 minutos uma mulher é estuprada. Levando em conta todos os tipos de violência, a física, a moral e a social, esse tempo cai para impressionantes 15 segundos. Os dados são do estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”,do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com objetivo de combater essa realidade o vereador Hugo Manso PT realizou na manhã dessa quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Natal, a Audiência Pública “Os desafios na construção de uma vida sem violência” que contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Aparecida França, da Coordenadoria Estadual de Política para as Mulheres, Carmosita Nobrega e da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher, Karen Lopes além de dos movimentos sociais e sociedade civil organizada através de Teresa Freire, da Marcha Mundial de Mulheres, Ana Luz, do Levante Popular da Juventude e Samara Martins, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).    

“Não é admissível que a sociedade naturalize comportamentos de violência contra a mulher. Atitudes como as que aconteceram na USP que culminaram no estupro de estudantes do sexo feminino são absurdas. Essa violência não pode contar com a leniência do Estado ou dos representantes públicos. É preciso agir.”, se colocou Samara Martins do MLB que abriu audiência.

Para a Coordenadora Estadual no RN da Marcha Mundial Mulheres, Teresa Freire, o movimento de mulheres vive um momento de consolidação das políticas públicas conquistadas nos últimos 20 anos.

A necessidade de mais equipamentos, verbas e contingente profissional das instituições públicas que atuam com questão da mulher no âmbito do municipal e estadual também foi pontuada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Aparecida França. “Nossa maior luta é garantir o funcionamento pleno da nossa Secretaria para que consigamos viabilizar todos os projetos que tramitam no órgão”, sinalizou a gestora.

Uma forma de melhorar essa situação, de acordo com Hugo Manso PT, é garantir no orçamento recursos fixos para as ações de combate a violência feminina e outras ações educativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário