OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

FINANCIAMENTO PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA É DISCUTIDO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.


Na data em que se comemora o Dia da Ciência, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social, recebeu em sua reunião desta quarta-feira (25) representantes do setor de pesquisa científica da Universidade Federal (UFRN), da Universidade Estadual (UERN) e do Governo do Estado para discutir a necessidade de recursos para o financiamento da atividade no Rio Grande do Norte.

A reitora da Universidade Federal, professora Ângela Paiva disse, na sua participação no debate, que este ano está sendo uma calamidade em termos de recursos e que o prejuízo que isso está causando trará grandes problemas para o País.

“Os pesquisadores estão deixando o Brasil porque a Ciência está sendo tratada como um gasto e não como investimento como deveria ser. Nós viemos aqui para defender um orçamento para a Fundação Estadual de Pesquisa para o exercício de 2018 que dê condições de trabalho dos pesquisadores na área de Ciência e Tecnologia“, afirmou a reitora.

A vice-reitora da UERN, Fátima Raquel também reclamou das dificuldades financeiras. “Precisamos evitar a perda de grandes cientistas que estão indo para outros países por causa da falta de incentivos”, disse a professora.

Na mesma linha de pensamento, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa no RN, professor Uilame Umbelino disse que o sistema não pode ser quebrado para não prejudicar a juventude. “È preciso investimento. O Rio Grande do Norte tem pesquisadores de alto nível, reconhecidos no mundo inteiro”, afirmou.

Durante o debate, o professor Wilson Acchar, coordenador do Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais na UFRN disse que o curso recebeu conceito sete da CAPES. “Esse é um conceito é concedido a programas de excelência. Temos pesquisadores desse nível que estão saindo do País”, afirmou o professor Wilson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário