OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

AQUI TEM CURIOSIDADE! VOCÊ SABIA QUE PREÇO É DIFERENTE DE VALOR?


Você sabia que preço é diferente de valor?

Uma das frases mais conhecidas do bilionário americano Warren Buffett é a de que: “Preço é o que você paga; valor é o que você leva”. Distinguir os termos postos como sinônimos pelo dicionário faz a diferença no mundo dos negócios.

No começo de setembro, o palestrante Emerson Alencar, do ‘Instituto Dale Carnegie’ mostrava a diferença entre preço e valor para corretores de imóvel durante um encontro da categoria em um restaurante de Natal. Mais do que isso: o orador ensinava como agregar valor, o que considera como um diferencial para os dias atuais.

“Eu estava em São Paulo dias atrás. Lá conheci um empresário de uma das maiores redes de barbearia do país. Estou acostumado a pagar R$ 7 pelo corte de meu cabelo. Naquele dia, após ser atendido pelo barbeiro, fiquei sabendo que o serviço custava R$ 70. Esse foi o preço. Acima do costume? Sim, mas valeu. Tive uma grande experiência. Eu e o profissional tivemos uma conversa muito boa. Na saída, para minha surpresa, ele disse que eu não precisaria pagar porque era minha primeira vez ali. Adivinha para onde eu vou quando voltar a São Paulo? Isso é um exemplo claro de quando se agrega valor”, relatou.

Como agregar valor?

“Eu perguntei, na ocasião, se credibilidade era um diferencial da Cosntel (construtora que promoveu o encontro com corretores). O diretor executivo da empresa, seu Francisco Ramos, disse que existem outras marcas com essa qualidade. Então pedi um diferencial. Ele citou um material que só a Constel usa e que garante maior conforto a quem adquire um imóvel. Esse é um exemplo de quando o produto é único. Ou seja, é um diferencial”, contou o palestrante.

Mas, de acordo com Emerson Alencar, nem sempre é possível agregar valor ao produto: “É o caso de duas padarias de esquina separadas por uma rua. Elas são ótimas. O pão é bom. Tudo é de primeira. O preço é igual. Aí eu te pergunto: qual seria então o diferencial? As pessoas, o vendedor”, explicou.

“O diferencial humano é onde mais pecamos. Se a gente focar nisso dá para vender gelo lá no Alasca. É o que eu indaguei para os corretores, mas que vale para qualquer um: “O que você tem de único? Por que é maravilhoso para o cliente comprar com você? ” Finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário