OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

ADOLESCENTES USAM GUARITA DESATIVADA PARA FUGIR DE CENTRO DE DETENÇÃO PARA MENORES INFRATORES NA GRANDE NATAL.

CASE Pitimbu fica em Parnamirim, na Grande Natal - Foto: Demis Roussos.

Dois adolescentes, ambos de 17 anos, fugiram na manhã deste domingo (24) do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) do Pitimbu, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Para escapar, os menores escalaram uma guarita desativada. Até a manhã desta segunda (25), nenhum deles havia sido encontrado. Os dois menores respondem a infrações análogas ao crime de homicídio.

A mudança de nome, passando de CEDUC para CASE, faz parte da reestruturação institucional da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase) – órgão da administração indireta que deixou de fazer parte da Secretaria de Educação e Cultura (Seec) para ficar vinculado à Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

Os educadores de plantão sentiram falta dos adolescentes por volta das 8h45. Um terceiro interno também chegou a saltar para fora da unidade, mas foi logo recapturado.

Os dois menores que escaparam estavam em um espaço chamado de ‘contenção’, dentro de um dos alojamentos. "Provavelmente tinham uma serra. Ainda não sabemos. O fato é que três conseguiram sair do núcleo, e dois conseguiram acessar uma parte vulnerável do muro", explicou o coordenador de Programas Sociais do CASE Pitimbu, Pedro Paiva Neto.

Atualmente, 56 internos cumprem medidas socioeducativas no CASE Pitimbu. A capacidade é para 72 adolescentes. "O sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte tem 10 unidades. Nenhuma delas com ocupação acima da capacidade", garante o coordenador.

Uma sindicância administrativa deve ser aberta para apurar as responsabilidades pela fuga.

Do G1 RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário