Profissionais do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde de Encanto participaram, ontem, 17, de treinamento a respeito do diagnóstico e controle da leishmaniose, doença endêmica na região nas últimas semanas.
A capacitação foi conduzida pela coordenadora do Setor de Endemias da VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP), Fátima Leite, em resposta a convite do secretário Ednardo Soares.
A técnica discorreu em relação ao auxílio prestado pela VI Ursap aos municípios, o que inclui testes rápidos, exame Elisa (confirmação diagnóstica) e oferta de inseticidas em casos de ocorrências do calazar em humanos. O manejo com o animal infectado e o trato da leishmaniose foram outras pautas da discussão.
Agentes comunitários, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de combate a endemias, técnicos de saúde bucal, estagiários e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) se fizeram presentes na ocasião.
“Foi uma conversa bem produtiva. Todo mundo avaliou como positiva”, afirmou Ednardo – empenhado na conscientização sobre o assunto –, confirmando o nome da veterinária pau-ferrense Graziela Paiva para um segundo momento, dessa vez, envolvendo a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário